Contador de Acessos

contador de visitas para blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

 Rebeldes fazem a festa na mansão de Gaddafi


Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE













MicrosoftInternetExplorer4


























































...
  Rebelde caminha dentro da sala da casa que pertenceu ao filho de Gaddafi, Hannibal Gaddafi
Crianças e rebeldes brincam em uma das piscinas do complexo do ditador líbio, Muammar Gaddafi


Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE




...
Crianças e rebeldes brincam em uma das piscinas do complexo do ditador líbio, Muammar Gaddafi


Normal
0


21


false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE













MicrosoftInternetExplorer4


























































...
Rebelde posa para foto em sofá de ouro localizado no hall de entrada do complexo residencial de Muammar Gaddafi. A estátua da sereia tem o rosto de Aisha Gaddafi, filha do ditador
 
 

Diretoria corintiana peita torcida e blinda elenco

Valia tudo para voltar a vencer e manter a liderança do Campeonato Brasileiro. Até mesmo receber os “valorosos” conselhos do torcedor corintiano.

Com essa ideia em mente, os jogadores do Alvinegro cederam à pressão e aceitaram receber alguns integrantes das principais torcidas organizadas do clube após o treino da tarde desta terça-feira (30), no CT do Parque Ecológico.

Segundo a assessoria de imprensa do Alvinegro, os torcedores, que já tinham conversado com Edu Gaspar, gerente de futebol do clube, teriam um bate-papo amistoso com os líderes do elenco alvinegro, tão logo o técnico Tite encerrasse as atividades.

Ely Santantonio

Curto&Grosso

Jornalista sortudo
Do Mídianews: O jornalista cuiabano Jorge Bastos Moreno, de O Globo, foi a grande estrela do jantar promovido pelo senador Pedro Taques (PDT), na noite de sexta-feira, na Peixaria Cacalo, em Cuiabá. É o que informa a coluna "Cuiabá Urgente", do Diário de Cuiabá. Moreno, que atua no eixo Brasília-Rio, está finalizando um livro sobre Ulysses Guimarães, de quem foi assessor e amigo. O livro vai virar um monólogo que ganhará os palcos do Rio com a sua musa, a atriz Mariana Ximenes. O jornal lembra que JM é famoso por estar sempre acompanhando por belas mulheres, e ficou encantando com a beleza e a desenvoltura da deputada estadual Luciane Bezerra (PSB).

Medo de perder "bocão"
Deu n'A Gazeta. Pode até ser que não saia a tão propalada minirreforma no secretariado do governador Silval Barbosa (PMDB), mas que a informação aqueceu os bastidores do Palácio Paiaguás, isso não existe a menor dúvida. Principalmente diante da fila que se formou, na quinta-feira (25), no gabinete do governador, para despachar com o chefe que, nos últimos dias, esteve mais em Brasília do que em Mato Grosso.
Entregue às traças
Obras que requerem recursos do governo federal estão paralisadas por falta de repasse de verbas no município de Cáceres (MT). A denúncia foi feita pelo prefeito da cidade, Túlio Campos (DEM), durante reunião com a bancada federal, em Brasília, nesta semana. Ele apelou ao governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) para que apóie o município nas negociações junto à União para a liberação dos recursos.

 

'Sonho em noivar e casar', diz miss
que namora Bruno De Luca


O coração da miss Brasil Priscila Machado já tem dono. A beldade, que assumiu recentemente relacionamento com Bruno De Luca, repórter do Video Show (Globo), falou sobre o namoro à revista Contigo!.
Priscila contou que não existiu pedido oficial. Segundo ela, as coisas aconteceram naturalmente, e, quando se deu conta, já estava namorando.

- Nos conhecemos há muito tempo, quando morei no Rio pela primeira vez. Não quero falar quando começou, para manter nossa privacidade.

Embora prefira ir com calma, Priscila revela que sonha em ter uma família.

- Não estou noiva. Ainda. Sonho em noivar, casar e ter filhos, com certeza.

Eleita a mulher mais bonita do país, a modelo afirmou que na adolescência se achava muito magra e não pensava que podia ser miss.

- Por volta dos 22 anos, fiquei meio perdida na carreira, não havia muitos trabalhos e cheguei à conclusão de que não seria uma Gisele Bündchen.
O concurso Miss Universo acontece pela primeira vez no Brasil no próximo dia 12 de setembro.

Shogun e Minotauro salvam imagem
dos ídolos do Pride nos EUA

Em má fase no MMA americano, os principais ídolos do extinto evento japonês Pride ainda lutam para conquistarem importante sequência de vitórias nos EUA e afastarem os rumores de aposentadorias forçadas e antecipadas.

Nesse cenário, Shogun e Minotauro – ambos vindo de derrotas e sofrendo constantes questionamentos sobre a capacidade de lutar em alto nível – entraram no octógono do UFC Rio com a missão de levantar a imagem dos veteranos, e deram show.
Os instantâneos nocautes conquistados no Brasil sobre Forrest Griffin e Brendan Schaub, respectivamente, deram uma folga a nomes como Wanderlei Silva, Mirko Cro Cop e Fedor Emelianenko, que estão com popularidade em baixa devido as recentes derrotas e seguem com o futuro indefinido.
Ameaçados de aposentadoria/demissão pelo chefão do UFC Dana White, Wandeco e Cro Cop deixaram claro que não pretendem acatar tais ordens tão cedo e pedem por novos combates. O croata, aliás já conseguiu sua data para retornar ao octógono.
No entanto, os astros que brilharam no Brasil ainda precisam engrenar novo caminho de vitórias para evitar críticas infundadas, uma vez que seus retrospectos nos EUA não é sólido. Minotauro venceu quatro das seis lutas que fez no UFC, enquanto Shogun segue com quatro triunfos em sete apresentações no evento.
Curiosamente, os dois atletas, mesmo em momento inconstante, também foram os únicos ídolos do Pride a conquistarem o cinturão do UFC, entre os pesados e meio-pesados (93 kg). Para isso, usaram de seu retrospecto vitorioso para “furar a fila” e abocanhar os títulos, embora sem sucesso na defesa do mesmo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ely Santantonio
Curto&Grosso

Vereador "puxa saco" e palhaço


O vereador Antonio Fernandes (PSDB) quer transformar a Câmara Municipal de Cuiabá num grande circo. Na última sessão ordinária, o parlamentar, na ânsia de defender a proposta de "privatização" da Sanecap, alegou que a Capital vive o sério problema da falta dágua e que, por conta disso, nos últimos dias, não tem tomado banho para ir trabalhar.

Novo estradeiro


O governador Silval Barbosa (PMDB) vai liderar, no próximo mês de setembro, a primeira expedição do tipo "Estradeiro" de sua segunda gestão no Palácio Paiaguás. A "Rota da Integração" será realizada entre os dias 3 e 6 e vai percorrer a BR-163, entre Cuiabá e Santarém (PA).

Sindicalista acidentado


O diretor sindical Carlos Emílio Tiem, 63, sofreu cinco fraturas no ombro, em um acidente de carro entre as cidades de Nova Bandeirantes e Alta Floresta. Na caminhonete, dirigida por Josué Ferreira, membro da FETIEMT, seguia Carlos Emílio e o presidente da federação, Ronei de Lima. Carlos é diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Madeireira de Alta Floresta.
Ely Santantonio
Curto&Grosso
Desgraça pouca é bobagem: Ságuas tem irmão exonerado


Denúncia de nepotismo na Prefeitura Municipal foi protocolada na Promotoria de Justiça de Juína em julho deste ano, pelo vereador Paulo Tiepo (PP). Um dos que foram mandados embora é o enfermeiro Olivaldo Moraes Sousa, irmão do ex-deputado federal Ságuas Moraes (PT). Aparecida Gomes foi outra servidora exonerada do cargo de supervisão de Cultura do município. Ela é irmã do vereador João Batista Leite Gomes (PT) e o terceiro funcionário trata-se de Pedro Gabriel, filho de Aparecida.

Falcão voando alto


O governador Silval Barbosa (PMD) confirmou nesta sexta, por meio de nota publicada no site da Secom, o nome de Vicente Falcão como titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Próximo governador de MT pode ser do PSD

A senadora Kátia Abreu (TO), afirmou nesta sexta que o PSD de Mato Grosso nasce como um dos mais estruturados do país e com grande possibilidade de eleger o próximo governador do Estado. “O PSD de Mato Grosso será um dos maiores do país. A competência do deputado José Riva esta trazendo admiração a todos nós, estamos muito felizes com o trabalho dele e com o grupo que ele está formando em Mato Grosso, com nomes de peso como o deputado Homero, o vice governador Chico Daltro, prefeitos e vereadores de diversos municípios. Isso nos dá a certeza de que a sigla fará um governador aqui”, declarou.

Mulher que matou o pai, com quem teve 12 filhos é absolvida







Ao menos quatro dos sete jurados entenderam que não poderia ser exigida outra reação da ré diante da situação a que era submetida, atendendo a tese apresentada pela defesa, de inexigibilidade de conduta diversa.
Por essa tese, o réu não pode ser considerado culpado porque não se pode exigir dele, um ser humano, uma conduta excepcional diante de uma situação de coação ou pressão psicológica muito grave.
Segundo o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o julgamento começou por volta das 10h30 na 4ª Vara do Júri do Fórum Thomaz de Aquino, e terminou às 14h.
O júri popular foi formado por quatro mulheres e três homens. Segundo a reforma no Código de Processo Penal de 2008, o juiz deve encerrar a contabilização dos votos dos jurados na sala secreta quando atingem a maioria. Os primeiros quatro votos foram pela absolvição, segundo o tribunal.
De acordo com o processo, a mulher tinha 9 anos quando começou a ser violentada pelo pai, um agricultor, com quem teve o primeiro filho aos 14 anos. O assassinato teria ocorrido quando a ré teria descoberto que o pai pretendia violentar uma das netas, que também é filha dele.
Dois homens que teriam sido contratados pela mulher para executar o crime já foram julgados, condenados e cumprem pena em presídios do estado pela morte.
 
Briga de foice por cargos no governo Silval Barbosa
==================
Wellington Fagundes e Adauto Freitas de olho nas "bocas"


--------------------


--------------------
Wellington Fagundes (PR)
-----------------
Deputado Adalto de Freitas (PMDB)
Adalto de Freitas (PMDB)


De Barra do Garças vem a informação de que o suplente de deputado Adalto de Freitas (PMDB) já encaminhou ao governo uma lista de nomes para assumir os cargos em órgãos considerados estratégicos do Estado.

Cargos 2

Para indicar afilhados, o suplente estaria contando com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, e do deputado Baiano Filho. Pelo menos três órgãos estão na mira.

Cargos 3

Adalto de Freitas já teria, inclusive, apresentado os nomes para assumir Sema (Unidade Regional de Barra do Garças), 3ª Ciretran e MT Regional. A confiança é tanta, que já prevê para a próxima semana a nomeação da turma.

Cargos 4

Por falar em MT Regional, Adalto de Freitas vai comprar uma briga pessoal com o presidente regional do PR, deputado federal Wellington Fagundes. A indicação para o cargo em Barra faz parte de sua cota pessoal, com o apoio do prefeito Wanderlei Farias. (Fonte: Diário de Cuiabá)
 

Após acidente, Fabiano deve ficar fora dos campos por duas semanas

Vítima de uma forte pancada no rosto em uma dividida com o atacante Henrique, o zagueiro Fabiano, do time Sub-20 do São Paulo, irá deixar o hospital 9 de Julho nesta sexta-feira, após um dia de observação. Ainda assim, a expectativa do departamento médico do clube é manter o atleta em repouso por um tempo.
"Por ser um menino da base, a nossa ideia é mantê-lo fora das atividades por umas duas semanas, até recuperar totalmente os tecidos da região", explicou o médico Auro Rayel.
Fabiano sofreu o trauma em um coletivo realizado na tarde desta quinta-feira no CT da Barra Funda. Em função da pancada, ele chegou a ficar desacordado no gramado.
"Além da pancada, o Fabiano teve algumas escoriações, mas não foi obrigado a levar pontos. Está tudo bem", confirmou Auro Rayel.
A equipe Sub-20 esteve nesta quinta-feira no CT da Barra Funda para enfrentar os suplentes do elenco profissional. O único gol da movimentação foi marcado pelo argentino Cañete, que já integra o banco de reservas do grupo principal.

 

Neymar, Ganso e Rafael fazem sucesso com as mulheres no último capítulo da novela "Malhação"

 Os jogadores não interpretaram outros papéis, foram eles mesmos na participação na novela

  • Os jogadores não interpretaram outros papéis, foram eles mesmos na participação na novela
Os jogadores Neymar, Ganso e Rafael participaram do último capítulo da novela “Malhação” nesta sexta-feira (26). Os ídolos do futebol brasileiro estiveram na cena em que são amigos de Maicon (Marcello Melo Jr.), que, na trama, foi selecionado como goleiro da seleção brasileira sub-20.

Em uma festa de final de ano do colégio “Primeira Opção”, Maicon levou os três amigos Neymar, Ganso e Rafael para conhecer a galera do colégio. Os jogadores pararam em uma rodinha e se apresentaram. Em poucos instantes, as meninas da novela tiraram Neymar e Rafael para dançar. Já Gansou achou que tinha sobrado, mas outra garota já o abraça e a festa rola solta. Os jogadores aparecem ensaiando alguns passos de música e se divertindo na festa de encerramento da edição da novela.

Neymar usou o Twitter para avisar que estava assistindo a novela e fez uma piadinha com uma das falas do personagem Guilherme: " Se der certo 'beleza' se nao der 'paciência'".

 

Ceni critica Itaquerão, Copa no Brasil e diz que País só "pensa em levar vantagem"

Rogério Ceni acredita que São Paulo paga preço alto por ser um clube honesto 

A escolha do Itaquerão como sede paulista da Copa do Mundo ainda rende polêmica. O estádio corintiano, que tem previsão para ser inaugurado apenas em 2014, meses antes do início da Copa do Mundo no Brasil, venceu a briga com o Morumbi. Rogério Ceni, grande ídolo da torcida do São Paulo atualmente, atacou a decisão de construir uma nova arena na cidade e também mostrou que não está de acordo com a realização do Mundial no país.

 

Bandidos assaltam empresa e fogem em moto



Um estabelecimento comercial foi assaltado nesta sexta-feira (26), próximo a Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande. Uma quantia em dinheiro não especificada foi levada por dois bandidos.

De acordo com as informações da Polícia Militar (PM), uma fábrica de tanques foi invadida por assaltantes armados, que ameaçaram as pessoas que estavam no local. Além do dinheiro eles levaram uma moto vermelha, de uso da firma.

Em seguida, os bandidos fugiram em uma moto que havia sido roubada pouco antes do novo assalto. Até o momento, eles não foram encontrados e nem identificados. 


Homem é condenado após assassinar mulher e esconder corpo em mala

Um libanês de 42 anos foi condenado nesta semana no Reino Unido pelo assassinato de uma mulher cujo corpo foi encontrado em uma mala dentro do estacionamento do aeroporto internacional de Heathrow, em Londres.

Durante o julgamento, foram divulgadas imagens de câmeras de segurança que mostraram que Youseff Wahid viajou em um trem com a mala contendo o corpo de sua vítima desde o centro de Londres até o aeroporto antes de abandoná-la no estacionamento.


Mulher é presa por esconder drogas no sutiã


A norte-americana Janet Ann Bradberry, de 36 anos, foi presa em Englewood, no estado da Flórida (EUA), acusada de esconder drogas no sutiã.

Na peça da mulher, a polícia encontrou 47 comprimidos de oxicodona e quatro de metadona. Essa foi a 11ª vez que Janet Ann é detida, segundo a emissora de TV "WINK News".





UFMT oferta 60 vagas para curso de especialização na área de Penal


O curso de Especialização em Direito Penal e Processual Penal oferece uma abordagem teórica, com possibilidades de aplicação tanto na vida forense, quanto em pesquisas e preparo acadêmico para ministrar aulas em instituições de ensino superior. Serão 60 vagas, sendo que, havendo procura, serão concedidas bolsas com cotas de 5% para a comunidade e 5% para servidores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O período de inscrição vai até o dia 09 de setembro, somente pelo site da Fundação Uniselva (www.fundacaouniselva.org.br). Entretanto, se 54 vagas forem preenchidas e os pagamentos relativos à primeira mensalidade estiverem quitados, encerra-se o período de matriculas.
Após finalizado o processo de inscrições os candidatos devem comparecer à Faculdade de Direito da UFMT, no Campus de Cuiabá, para a entrega de documentos. Serão exigidos a apresentação de cópias do RG e CPF; da certidão de nascimento ou casamento (em caso de alterações no sobrenome); do diploma de conclusão de curso de graduação; do comprovante de pagamento da inscrição; além de histórico escolar; Curriculum Vitae; e contrato assinado, disponibilizado pela Coordenção de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Direito.
O valor das mensalidades é de R$ 350,00 com vencimento no dia 10 de cada mês. O curso inicia-se no dia 16 de setembro e a previsão de encerramento é 05 de julho de 2013, com carga horária total de 435 horas. O curso será ofertado nos períodos matutino, vespertino e noturno com aulas às sextas-feiras à noite e em período integral aos sábados, com intervalos quinzenais.

Ricky Martin escapa de dar selinho em Hebe Camargo


Foi com um beijo na bochecha, e não com seus tradicionais selinhos, que Hebe Camargo, 82, cumprimentou Ricky Martin durante entrevista que o cantor deu à apresentadora.
"Quando meus filhos nasceram, eu fiquei dois anos na minha casa", revelou no bate-papo o pai dos gêmeos Matteo e Valentino, de três anos.
"Eles são a coisa mais importante da minha vida", afirmou ele, que contou ainda que os meninos viajam sempre com ele. "É muito importante para mim ter tempo para eles. Eles são a inspiração para tudo, são minha motivação."
O porto-riquenho também disse que adorou gravar com a cantora brasileira Claudia Leitte.
"Ele é uma mulher maravilhosa, com uma força e uma paixão enorme em tudo o que faz", afirmou. "A energia dela é contagiante e eu adoraria ir algum dia com ela para o Carnaval na Bahia, no trio elétrico."

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ely Santantonio
Curto&Grosso
Pressão freia sanha diabólica de Chico Galindo


Pressionado pelas bancadas de vereadores do PMDB, PP e PSDB e diante das manifestações feitas, principalmente, por servidores da Sanecap, o prefeito Chico Galindo (PTB) resolveu esperar a “poeira baixar” para somente depois levar à frente os seus planos de entregar o saneamento de Cuiabá para uma concessionária. Ele decidiu recuar e não submeter as mensagens que revogam a Lei 244 e autorizam à concessão do setor, após uma longa e tensa reunião com os parlamentares cuiabanos na quarta (24). Não há data para que sejam apreciadas, mas a tendência é que o projeto sofra novos “ajustes” e siga o trâmite natural de aproximadamente 45 dias, passando por todas as comissões.

10 quilos de coca em quitinete


Jocimar Junior de Arruda, 29 anos,foi preso em flagrante pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (25) com aproximadamente dez quilos de cocaína em uma quitinete, na Rua 4 do bairro Jardim Beira Rio, em Cuiabá. A droga seria proveniente da Bolívia e o suspeito já era investigado pelo Serviço de Inteligência da PM.

Homens sérios no DNIT


O senador Blairo Maggi (PR/MT) aprovou os dois nomes indicados pela presidência da república para assumir a direção geral e a secretaria executiva do DNIT. O general Jorge Fraxe, que pode substituir Luiz Antonio Pagot, e o capitão Tarcísio Gomes de Freitas, que deverá responder pelos processos de licitação do órgão, receberam 18 votos e nenhuma abstenção. "São dois nomes que têm conhecimento do setor de infraestrutura. O general Fraxe mostrou que é uma pessoa séria, que tem pulso e experiência no setor. Gostei das indicações", avalisou.

Roubo a banco em Cuiabá


Dez homens invadiram uma agência bancária do Santander, no bairro Jardim Industrial, em Cuiabá, na madrugada desta quinta-feira (25), por volta das 3h30, e arrombaram três caixas eletrônicos. Eles usaram dinamites e realizaram três explosões consecutivas, de acordo com relato de testemunhas. Apenas o cofre de um dos caixas teve o dinheiro furtado. Criminosos fugiram e não foi divulgado valor do roubo.

Evasão bilionária


O estado de Mato Grosso deixou de arrecadar nada menos que R$ 1 bilhão e 99 milhões por conta da evasão fiscal apenas no ano de 2010. O dado é do Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (Sinfete).

Pasta é do PR


O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que ainda não definiu o nome para substituir o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia. Durante abertura do Encontro Nacional de Secretários de Estado de Educação,nesta quinta, disse que irá manter o comando da pasta com PR, e que pretende anunciar ainda hoje o escolhido.

José Riva desiludido com a política

================================

ÚLTIMO MANDATO

Riva diz que abandonará vida pública para se dedicar à família


Em seu 5º mandato de deputado estadual, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (futuro PSD) declarou na manhã de hoje (25) que deixará a política alegando descontentamento na vida pública. Riva classificou a política como sacrificante. Não é de hoje que o parlamentar, tido como o mais astuto e articulado do estado, vem dando sinais de desgosto com a vida pública.

"Eu vou deixar porque o que eu precisei fazer para o estado eu já fiz. Vou cuidar da minha família. A política é muito sacrificante e provoca um desgaste muito grande, além de nós políticos recebermos muita ingratidão", disse Riva sem entrar em mais detalhes quando diz ser vitima de ingratidão.

O deputado explicou que um cidadão comum pode praticar 200 erros, mas um parlamentar não pode cometer nenhum. "As coisas boas todo mundo esquece, mas as ruins são lembradas para sempre. Qualquer um erra, e eu estou cansado", desabafou.

Quanto as criticas ao estilo "Silval" de governar, Riva manteve sua posição. Na opinião do presidente da AL, o governador deve ouvir os parlamentares que, ao todo, são 24 contra um. "Nós visitamos todos os municípios nós temos uma radiografia do Estado o governador não, porque ele não tem tempo, ele é só um", alegou o parlamentar dizendo ainda que Silval precisa ouvir mais conselhos. (MT Repórter)

Deputado Luizinho Magalhães recepciona estudantes de Primavera do Leste

Alunos da escola Municipal Mauro W. Weis, de Primavera do Leste, aproveitaram com muito entusiasmo o passeio à Assembleia Legislativa do Mato Grosso, onde tiveram a oportunidade de conhecer de perto onde são desenvolvidos os projetos de Lei que favorecem o desenvolvimento do estado.

Participando desta aula de civismo, o deputado Luizinho Magalhães recebeu os quarenta alunos e professoras em seu gabinete e, mais uma vez, se emocionou com o carinho dos jovens, que cursam o quinto ano do ensino fundamental e têm em média 11 anos de idade.

“Esta é uma grande oportunidade que estes jovens têm de conhecer o trabalho no Legislativo, a verdadeira função de um deputado estadual e, principalmente, acompanhando as ações que são desenvolvidas a favor do Mato Grosso. Saem daqui com uma aula de civismo e poderão traduzir para seus pais e os demais colegas a importância desta visita. Fico orgulhoso de poder receber e almoçar com estas crianças, promovendo um dia especial em nosso gabinete. O gestor público tem que ter este sentimento de carinho pelas pessoas, principalmente em momentos de civismo, como este que vivenciamos agora. Tenho certeza que os professores e a direção fazem um importante trabalho ao dar a estas crianças a oportunidade de aprenderem muito com esta viagem. Tenho certeza que este será um dia muito especial para estes jovens, que saem daqui felizes com este importante passeio na Capital”, afirma o deputado.


Presidente da OAB vai se filiar no PSB e pode disputar eleição

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: ReproduçãoSandro define pelo PSB Sandro define pelo PSB
O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra do Garças, Sandro Saggin, confirmou que irá filiar-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O advogado estava sendo procurado por várias sigras desde que seu nome começou a ser cotado para disputar a prefeitura de Barra, em 2012. Recentemente, ele estava entre duas opções o PSB e o PDT do senador Pedro Taques.

“Eu decidi pelo PSB porque o diretório municipal me recebeu muito bem. A deputada Luciane Bezerra (PDT) esteve aqui em Barra reforçando o convite”, acrescentou. Porém os detalhes finais sobre sua filiação ao PSB foram definidos em Cuiabá numa conversa com o presidente do partido e deputado federal Valtenir Pereira. “Nós estamos definindo uma data para filiação. Eu pretendo filiar pelo menos 50 lideranças comigo nesse partido”, completou.

Mesmo evitando afirmar que é candidato a prefeito, o presidente da OAB-BG mantém contatos com lideranças de bairros, empresários e profissionais liberais para fortalecer o projeto da 3ª via. “Nós queremos uma terceira via no município. Esse nome não precisa ser necessariamente o meu, pode ser de outra pessoa também”, colocou.

O quadro político de Barra ganhou uma incerteza diante da possibilidade de inegibilidade do prefeito Wanderlei Farias (PR) e do empresário Roberto Farias (PSD). Caso eles fiquem fora da eleição, restariam hoje somente dois pré-candidatos no município: Sandro Saggin já mencionado e do ex-deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB).

Nos bastidores, Beto já cogitou o nome de sua mãe Cândida Farias para substitui-lo e nome cotado para substituir Wanderlei seria do suplente de deputado federal Eduardo Moura (PPS).

Vereadores derrubam veto do prefeito a projeto que altera a entrega de correspondências

Por sete votos a dois, os vereadores rejeitaram na sessão desta quarta-feira (24), o veto do prefeito José Carlos do Pátio ao projeto de lei 30/2011, que prevê a mudança no horário de entregas de correspondência realizada pelos Correios. A matéria foi apresentada na Câmara Municipal pela suplente de vereador, Luciene Soares de Lima (PP), quando a mesma assumiu uma cadeira na Casa de Leis, em substituição ao vereador Cido Silva (PP).

O projeto, que foi aprovado na Câmara no dia 27 de julho, com nove votos favoráveis, é resultado da luta dos carteiros, que atualmente fazem a entrega das correspondências no período da tarde, enquanto de manhã realizam serviço interno. Segundo o assessor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (SINTECT), Gilmar Moura, em Cuiabá e outros municípios do país, já há uma lei municipal que regulamenta a mudança de horário. Segundo Gilmar, a criação da lei em Rondonópolis daria subsídios para a realização de um acordo coletivo da categoria em âmbito nacional.

Na época da votação, o departamento jurídico da Câmara chegou a sugerir a inconstitucionalidade do projeto, porém, a maioria dos vereadores alegou que, como legisladores, eles teriam o dever de atender as necessidades da população, já que a decisão poderia abrir precedente para a adequação do horário de trabalho da categoria, conforme a peculiaridade de cada região.

Sefaz deflagra Operação Baú nas transportadoras de cargas
 Secom-MT
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) iniciou, na manhã desta quinta-feira (25.08), a Operação Baú, a qual objetiva intensificar a fiscalização nas transportadoras de cargas credenciadas no Sistema de Controle de Notas Fiscais (EDI Fiscal) para o cumprimento das obrigações relativas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
A ação é desenvolvida nos próprios terminais de carga de nove transportadoras que, juntas, respondem por aproximadamente 70% da movimentação de volumes de mercadorias efetuadas pelas 84 empresas credenciadas no EDI Fiscal.
Durante dias alternados serão intensificados a conferência de lacres das cargas; o acompanhamento do desembarque dos volumes; a verificação do cumprimento da obrigação de identificar cada volume transportado com o número da nota fiscal correspondente à operação, o destinatário e o conteúdo do respectivo volume; a comparação da transmissão do arquivo EDI Fiscal com os documentos fiscais que acompanham o trânsito da carga e a verificação ostensiva de todos os volumes.O superintendente de Fiscalização da Sefaz, Último Almeida de Oliveira, explicou que a principal finalidade da operação é a difusão do risco fiscal. “A conferência das cargas é realizada diariamente pelos nossos servidores, mas de maneira aleatória, devido ao grande volume de mercadorias. Contudo, intensificamos o trabalho a fim de checar a totalidade dos volumes, de maneira a difundir o risco fiscal. Trata-se de um trabalho de prevenção”, destacou. Foram designados a atuar na operação 13 agentes de tributos estaduais, além dos 27 que já executam o trabalho de verificação fiscal nos nove terminais de carga das transportadoras. A ação consiste também em intensificar a verificação física de cargas na unidade de controle aduaneiro Flávio Gomes, na BR-364, na saída de Cuiabá para Rondonópolis. No local, é realizada a fiscalização das demais transportadoras credenciadas no EDI Fiscal. Após a identificação da circulação de cargas na unidade de controle aduaneiro, a equipe de fiscalização se deslocará ao terminal de desembarque dos volumes para efetuar a verificação mais apurada das mercadorias. APOIO Domingos Falcioni, diretor de uma das nove transportadoras, apoiou a ação do Fisco. “É um trabalho importante para que, em caso de falhas, os clientes se orientem para não cometê-las novamente”, afirmou. Caso o Fisco identifique infrações nas cargas, como mercadorias desacompanhadas de nota fiscal, o remetente (cliente da transportadora) dos volumes é autuado (Termo de Apreensão e Depósito – TAD) ao pagamento do ICMS e de multa relativos àquela operação. A transportadora é nomeada fiel depositária da mercadoria até que o remetente pague o TAD, para liberação da carga.Entretanto, como a transportadora é responsável solidária pela mercadoria, pode também ser autuada a recolher o ICMS e a multa aplicados e serem suspensos do EDI Fiscal. A ação é desenvolvida pela equipe da Gerência de Controle Aduaneiro (Gcoa), unidade vinculada à Superintendência de Fiscalização (Sufis) da Sefaz.CONTROLE ELETRÔNICOO credenciamento no EDI Fiscal é obrigatório a empresas cuja movimentação operacional seja igual ou superior a mil notas fiscais por mês ou que o valor contábil das notas seja igual ou superior a 37.000 UPF/MT (Unidade Padrão Fiscal) por mês.O sistema tem o objetivo de controlar as entradas, no território mato-grossense, de mercadorias oriundas de outras unidades da Federação por meio de tratamento fiscal diferenciado.Pelo sistema, os dados das cargas são transmitidos eletronicamente à Sefaz-MT antes da saída da mercadoria para Mato Grosso, o que possibilita mais eficiência à verificação física dos volumes e agilidade no desembaraço das mercadorias.Isso porque o sistema prevê que transportadoras com movimentação operacional igual ou superior a quatro mil notas fiscais por mês, a critério do Fisco, possam ter autorização para submeter-se à verificação fiscal em seus próprios terminais de carga, como é o caso das nove transportadoras mencionadas.Já as empresas cuja movimentação operacional seja menor que quatro mil notas por mês devem submeter-se à verificação fiscal de suas cargas na unidade Flávio Gomes. As empresas não credenciadas no EDI Fiscal têm suas cargas verificadas nos postos fiscais de divisa interestadual.As 84 transportadoras de cargas credenciadas no EDI Fiscal correspondem a aproximadamente 50% das empresas do segmento em atividade em Mato Grosso.  

Prefeito é afastado por 30 dias para ser investigado

De Barra do Garças - Ronaldo Couto
Foto: Reprodução Altino é acusado de desviar dinheiro em pagamentos irregulares
Altino é acusado de desviar dinheiro em pagamentos irregularesO prefeito de Campinápolis (430 km de Cuiabá), Altino Vieira Filho (PR), foi afastado por trinta dias para ser investigado. O Ministério Público Estadual (MPE) pediu o afastamento do republicano para apurar crimes de improbidade administrativa que estariam ocorrendo dentro da prefeitura conforme pedido do promotor Carlos Henrique Richter, aceito pelo juiz Marcos Vilas Boas.

A Câmara de Vereadores foi comunicada sobre o fato na noite dessa quarta-feira (24) e na manhã desta quinta-feira (25) o vice Vandeir Luiz Ribeiro (PMDB) assumiu o cargo.

Na Prefeitura Municipal, também foi cumprido mandado de busca e apreensão de um computador. Com essas medidas, o MPE pretende ter acesso a informações e provas documentais referentes a denúncias de realização de pagamentos indevidos na folha dos servidores.

De acordo com o promotor de Justiça que atua no município, Carlos Henrique Richter, o prefeito é acusado de promover desvio de verbas públicas por meio de pagamentos irregulares da folha de pessoal. O caso veio à tona após um vigilante da prefeitura ter sido notificado pela Receita Federal por omissão nas declarações de imposto de renda.

Governador fala dos resultados das audiências em Brasília

Após sua participação na Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Educação, realizada na manhã desta quinta-feira (25.08), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o governador Silval Barbosa fez um breve balanço sobre os avanços obtidos durante as reuniões realizadas em Brasília (DF) nessa quarta-feira (24.08).

“Os resultados foram extremamente positivos. Conseguimos avanços na questão da garantia de recursos para a execução das obras de Passagem Urbana, que estavam paradas. Após a reunião, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, autorizou a liberação de R$ 180 milhões dos R$ 350 milhões previstos para essa área. Além disso, conquistamos a autorização da presidenta Dilma Rousseff e da ministra do Planejamento para encaminharmos à Caixa Econômica Federal o projeto de implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande”, afirmou.

O governador justificou porque o VLT é o modal que o Governo do Estado quer implantar. “Queremos um modelo de transporte que permita o crescimento da Capital e dê possibilidade de atender às demandas da população a longo prazo. Ao colocarmos o BRT na cidade já estaríamos optando por um modelo engessado”, afirmou.

Questionado sobre a ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, o governador afirmou que em setembro receberá o projeto de reformas no terminal para dar início ao processo de licitação das obras.

Silval encara com tranquilidade críticas na AL e diz não se preocupar

Silval encara com tranquilidade críticas na AL e diz não se preocuparO governador Silval Barbosa (PMDB) parece não se incomodar com as inúmeras e sucessivas reclamações dos parlamentares que não poupam o chefe do Executivo e encarou com tranquilidade as críticas dos parlamentares.

“Lá é um Parlamento. E é o lugar de debater e fazer as críticas construtivas, e as criticas que podem de fato contribuir com o avanço do governo. Eu acho mais do que normal as críticas porque se estão criticando é porque há uma insatisfação no ponto de vista deles. E é ai que nos vamos construindo a democracia e o fortalecimento do Estado”, declarou em entrevista na manhã desta quinta-feira (25).

Silval não tem sido poupado nem por sua base aliada, que discorda da escolha dos secretários de Estado e presidentes de autarquias, e tem usado a tribuna para abrir fogo contra o chefe do Executivo.

Exemplo disso foi a sessão vespertina desta quarta-feira (24), na qual parlamentares fizeram duras críticas à segurança, educação, saúde, fazenda pública e aos rumos políticos que a administração Silval Barbosa (PMDB) tem tomado frente às adversidades.

Além de criticar o staff de estadual, os parlamentares acusam o governador de não ter pulso firme diante das decisões que precisam ser tomadas para que o Estado não vá de vez para um buraco sem volta.

Deputado Mauro Savi quer humanizar o atendimento hospitalar

As reclamações a respeito da frieza e muitas vezes descaso com que pacientes e familiares são tratados quando procuram atendimento médico são recorrentes e estão expostas diariamente na imprensa. Com o objetivo de chamar a atenção para esse problema e buscar soluções, o deputado estadual Mauro Savi (PR) apresentou projeto de lei que cria o “Programa Estadual de Humanização do Ambiente Hospitalar e de Assistência à Saúde”, a ser implantado tanto na rede de saúde pública quanto privada.

“É fundamental, sobretudo, que o profissional de saúde deixe de considerar apenas a doença e se aplique em cuidar do doente, da pessoa que, circunstancialmente, está sofrendo. Além da dimensão física, a pessoa deve ser atendida também em seu componente social, psíquico e emocional”, argumentou o parlamentar na justificativa da proposta.

De acordo com o projeto, a “humanização” almejada implica em ações que contemplem, em sua estrutura física, tecnológica, humana e administrativa, a valorização e o respeito à dignidade da pessoa, seja paciente, familiar/acompanhante ou o próprio profissional prestador de serviço.

  • Riva evitar comenta as mudanças no staff de Silval






  • Secom-AL

    Riva diz que não tem nada pessoal contra nenhum secretário de Estado


    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), comparou ontem (24) a atuação de secretários de Estado a de juízes de futebol. "Se o juiz faz uma boa partida, nem é percebido. Assim é com os secretários, quando nem se ouve falar é porque ele está indo bem", disse Riva.

    Embora diga que não quer comentar saída ou entrada de secretários, o deputado afirma que o governador Silval Barbosa (PMDB) deve fazer uma avaliação dos seus secretários. "A nossa função é fiscalizar, fazer críticas. É o governador que tem que avaliar o secretariado dele e ver se está satisfeito com o que tem", disse o deputado.

    Silval está articulando uma minirreforma administrativa com alterações no staff até o final do ano. Esta semana o secretário de Meio Ambiente (Sema), Alexander Maia, pediu exoneração alegando pressão política e para "evitar constrangimentos" ao governador, já que havia pressão para que ele deixasse o cargo. Riva disse ontem que, "quem não aguentar pressão política, não pode ocupar cargo de secretário".





  • Governo Federal alerta para perda do PAC com a concessão




  • O Ministério das Cidades encaminhou ofício ao prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), alertando que a terceirização da gestão da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) implica na perda de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

    Porém, é disponibilizada uma linha de crédito exclusiva para financiamento às empresas privadas, o que pode ultrapassar, até mesmo, a quantia oferecida pelo Governo Federal.

    Em três obras de esgotamento sanitário, previstas na segunda etapa do programa de obras do Governo Federal, Cuiabá tem reservados pouco mais de R$ 99 milhões.

    Em recente entrevista ao Midianews, Galindo declarou que está consciente da possibilidade de perder dinheiro do Governo Federal, mas está disposto a terceirizar o serviço de água e esgoto em Cuiabá.

    O argumento é que a iniciativa privada dispõe de maior capacidade própria de investimentos e mais facilidade para captar empréstimos no mercado. "Vamos perder o PAC do Governo Federal, mas vamos ganhar oito vezes mais de investimento", disse.

    Galindo acredita também que, no prazo de três anos, o problema do abastecimento de água e da precariedade do sistema de esgoto e parte do investimento seria resolvido com a universalização do asfalto nos bairros de Cuiabá.

    "Quem vencer a concorrência tem que investir mais de R$ 2 bilhões em Cuiabá. É o suficiente para universalizar água e esgoto, pagar a divida da Sanecap, direito trabalhista e pavimentar toda a Cuiabá. Em três anos, acreditamos que é o prazo suficiente para cumprir essas metas", disse.

    Galindo citou, ainda, que empresas qualificadas em pesquisa e tecnologia poderão concorrer para assumir a concessão. "A concessão é um edital público internacional, ou seja, até empresas fora do país podem concorrer. A empresa que assumir a gestão vai ter várias obrigações a cumprir e que já estarão no edital. Se descumprir alguma meta, a gestão será entregue ao município", observou.

    Alternativa da oposição

    Crítico da proposta de concessão, o vereador Lúdio Cabral (PT) defende que o município faça a contratação de um consórcio público, como mecanismo alternativo à concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá.

    O petista defende que é uma maneira de fazer com que empresas públicas injetem recursos públicos na empresa, sem a necessidade de desestatização da Sanecap. "Isso garantiria o emprego dos funcionários asseguraria os recursos do PAC e de outros recursos federais também", explicou.

    O projeto que prevê a terceirização do serviço de água e esgoto em Cuiabá está previsto para ser votado na sessão desta quinta-feira (25).

    Confira a íntegra do ofício enviado à Prefeitura de Cuiabá:


     





  • Ely Santantonio
    Curto&Grosso
    Defendendo eclusas



    O deputado federal Roberto Dorner (PP) defende em tribuna, nesta quarta (24), a implantação de eclusas como hidrovias em Mato Grosso. Entre as prioridades estão as hidrelétricas de Teles Pires-Tapajós e Juruena-Tapajós. Segundo o deputado, o rio só é navegável até o trecho de Itaituba, depois não há mais essa possibilidade.
    Por mais soja


    O senador Blairo Maggi (PR) está na Argentina para fazer uma palestra sobre Agricultura e Sustentabilidade, na 17ª edição do Clube da Fibra, que acontece até 27 deste mês. Maggi anunciou na última semana que vai começar a plantar soja no país e deve iniciar o cultivo em uma área arrendada de 5 mil hectares.

    Pipa neles


    O prefeito de Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos de Brito (PP), cedeu à pressão dos vereadores da cidade por mais um carro pipa que já está circulando no município. Os parlamentares trancaram a pauta de votação dos projetos do Executivo na Câmara até que o prefeito adquirisse 2 carros para molhar as ruas de terra.
    Lúdio na madrugada


    Único representante do PT na Câmara, o vereador Lúdio Cabral lidera o movimento contrário à concessão dos serviços de saneamento (Sanercap) em "plantão noturno" que atravessará a madrugada de hoje para amanhã. A assessoria dele garante que mais de 200 pessoas, entre servidores da Sanecap, estudantes e sem-terra, participam da vigília em frente à Câmara de Cuiabá.
    Ely Santantonio
    Curto&Grosso
    Wilson poderoso e seu "boi na roleta"


    Para comemorar os 50 anos de idade nesta sexta (26), Wilson decidiu promover uma confraternização, regada a churrasco e cerveja. Será no clube Nipo Brasileiro, em Cuiabá. Começa a partir das 20h. Vai ter até boi no rolete. O ex-prefeito mandou os assessores, o irmão Wilton Santos, ex-prefeito de Novo Airão (AM), e Silbene Lobão, ex-diretora da Sanecap, disparar convites para pessoas com as quais considera ser amigo. Quer reunir mais de 200 pessoas na festa, com direito a discurso.

    Sobrando candidatos


    A cúpula do Democratas tem pelo menos três pré-candidatos à sucessão do prefeito Murilo Domingos (PR). Além da ex-primeira-dama do Estado, Lucimar Campos, e do deputado federal Júlio Campos, o nome do vereador Chico Curvo passou a ser cotado para concorrer ao Paço Couto Magalhães.

    Parlamentares "abobrinhas"


    Com a determinação da presidente Dilma Rousseff (PT) em fazer um ajuste dos gastos públicos, Mato Grosso deve perder recursos da ordem de R$ 2 bilhões do PAC. Se depender da coesão e boa vontade da bancada federal do Estado, muito provavelmente a situação não será revertida.

    Jayme "pão duro"


    O senador Jayme Campos (DEM) reconhece que seu nome é consenso para concorrer à sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), mas prefere não antecipar a pré-candidatura para evitar desgastes e gastos antecipados.

    "Sombra" de Henry


    Ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Deucimar Silva (PP) não perde uma chance para ficar cada vez mais perto do secretário estadual de Saúde, Pedro Henry (PP). Como, por exemplo, durante uma visita ao Hospital Metropolitano de Várzea Grande, na manhã desta quarta-feira (24), quando DS parecia a própria sombra de PH. Para observadores políticos, com a debandada de alguns dos principais líderes do PP para o PSD de José Riva, Deucimar buscaria se tornar o homem-forte de Henry, que, doravante, será o únicio (e absoluto) cacique da legenda progressista em Mato Grosso

    Leitor "desmoraliza" Jayme


    Do RDNews: "ManÉ Anhuma | 24/08/2011 14:48
    V. GRANDE /LIVRAMENTO/MT

    APOSTO COM QUEM QUIZER QUE O JAYME NÃO É CANDIDATO A GOVERNO; GENTE ESSE JAYME É UM CAGÃO, TEM MEDO ATE DA SOMBRA; JAYME ATE HOJE SÓ PEGOU GALINHA MORTA NAS DESPUTAS ELEITORAS; VEJA SÓ DE QUEM JAYME JÁ GANHOU ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE V. GRANDE E LE JÁ GANHOU DE ZILDA, LINO ROSI, QUINTELA, AGRICOLA ETC, PARA GOVERNADOR GANHOU DE BONILHA QUE NUNCA FOI NEM PRESIDENTE DE BAIRRO E PARA SENADOR GANHOU DE ROGERIO SALES QUE ESTAVA FORA DA POLITICA HÁ MAIS DE 15 ANOS; AGORA VOCES ACHAM QUE SE PINTAR QUALQUER UM CANDIDATO MAIS MENOS ESSE JAYME CAGÃO VAI ENFRENTAR; VAI CORRER E SUJAR REJEITO, ISSO É TIPICO DELE DE NÃO IR EM BOLA DEVIDIDA; SOU DÁ V. GRANDE E TEMPO DE CRIANÇA ENJUEI DE SURAR JAYME NA ESCOLA COM BOMBOLE E ELE NÃO REAGIA, PORQUE JÁ ERA CAGÃO DESDE DAQUELA EPOCA".
    Presidente da AMM participa de reunião com lideranças em Brasília

    Saúde e Royalties forma os principais assuntos discutidos entre o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, e os gestores nesta terça-feira, (23) em Brasilia. A regulamentação do financiamento da Saúde, prevista a partir da aprovação da Emenda Constitucional 29, é esperada pelos municípios há mais de dez anos. “Não dá para esperar mais”, disse ele, ao apontar dados que mostram que os municípios chegaram em 2009 com um investimento acumulado de R$ 100 bilhões a mais do que determina a Emenda 29.  Quanto aos Royalties, Ziulkoski defende a distribuição por entender que a legislação atual concentra recursos em uma minoria e que poucos Municípios recebem valores expressivos. Mas o presidente da CNM lembra os gestores presentes que o que está em discussão “é a mudança dos beneficiários que recebem os recursos fruto destes contratos entre as empresas e a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
    Outros assuntos, como a distribuição igualitária dos Royalties, a resolução 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transfere os ativos de iluminação pública para os Municípios, e o decreto 7.507/2011, que regulamenta a movimentação das transferências financeiras da União pelos bancos oficiais federais, também foram debatidos com os gestores.  O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, ressaltou a importancia da reunião e disse que a meta agora é mobilizar os prefeitos para a grande mobilização, marcada para o próximo mês. O encontro está previsto para os dias 13 e 14 de setembro, quando gestores de todo o país estarão em Brasília. "Queremos fazer uma grande mobilização, a exemplo do que ocorreu com a votação do Fundo de Participação dos Municípios, quando os gestores conquistaram 1% do FPM", disse Meraldo .
     
    Deputado destaca a importância da privatização da Cemat

    O deputado Carlos Avalone(PSDB) reafirmou, em Plenário, que a privatização da Rede Cemat foi um dos maiores acertos feitos pelo governador Dante de Oliveira, falecido em 2006.
    Avalone lembrou que Mato Grosso não tinha energia nas cidades, que não havia como se implantar nada em cidades mais distantes da capital, como Alta Floresta, em que a energia elétrica acabava às 22 horas. “Com a chegada da energia no momento certo, em Mato Grosso, pudemos alcançar o que alcançamos e sermos o que somos hoje. A Cemat antiga não cabe mais no contexto do Estado”, comentou Avalone.
    Para o tucano, há um equívoco sobre a privatização da Cemat quando se diz que foi um erro do Governo do Estado na época. Que como a empresa é regulamentada e fiscalizada por uma agência estadual, a Ager, não vê motivos para que a Assembleia não fiscalize também os serviços e acompanhe os órgãos que medem o atendimento ao consumidor, no intuito de oferecer sempre um melhor serviço.
    O deputado Emanuel Pinheiro(PR) destacou que Avalone foi muito feliz ao lembrar o salto que Mato Grosso deu com a privatização do serviço de energia elétrica, mas que vale verificar o custo-benefício que ainda é baixo para a população e as reclamações ainda são muitas.
    “Sei que a empresa tem um programa no qual as famílias que consomem até 100 KW está isento de pagamento do ICMS, mas concordo que podemos acompanhar e fiscalizar o serviço”, comentou Avalone.

    Deputado aponta alternativa para sustentabilidade nas escolas

    O vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR), defendeu a necessidade de as escolas públicas e privadas de Mato Grosso implantarem políticas, práticas e ações pelo desenvolvimento sustentável. Como complemento a essa ação inicial elas também precisam incentivar todos os freqüentadores das escolas à adoção de hábitos e atitudes voltadas para preservação dos recursos naturais e construção de um espaço ecologicamente sustentável.
    De acordo com o parlamentar, essas medidas são estrategicamente indispensáveis para que as necessidades da comunidade escolar sejam contempladas sem desrespeito ao planeta. Para materializar essa proposta, o Projeto de Lei nº 385/2011 começou a ser estudado desde a última segunda-feira (22), na Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Minerais.
    Ele cria, no âmbito da rede escolar, o programa e o selo “Escola Sustentável”. O primeiro é destinado a todas as instituições públicas e privadas que ministram a educação básica e o selo será concedido às que comprovarem o cumprimento das atividades sugeridas pelo programa.
    “Precisamos criar mecanismos favoráveis para que as escolas reflitam sobre os aspectos ambientais presentes em seu cotidiano e as iniciativas capazes de constituir um espaço ecologicamente sustentável”, explicou Wagner Ramos. Para ele, é fundamental que todos os envolvidos na escola incorporem, ao cotidiano, atitudes voltadas para a preservação dos recursos naturais.

    Assembleia apresentará vantagens do VLT em audiência pública

    Cuiabá cresce a passos largos e se prepara para ganhar um meio de transporte público futurista. Com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, a capital ficará mais moderna com a revitalização que esse sistema propiciará.
    Isto sem contar com a rapidez, conforto e segurança que a população terá durante o percurso, que ligará os principais trechos da cidade. Para detalhar mais sobre esse sistema, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), anunciou a realização de uma audiência pública no dia 02 de setembro, às 14 horas, no Plenário da AL.
    O evento, segundo ele, será mais uma oportunidade para a população conhecer as vantagens do VLT em relação ao BRT – Bus Rapid Transit, pois o encontro contará com a presença de especialistas nos dois modais. Esta será a segunda audiência requerida por Riva para discutir o melhor meio de transporte para atender a população de Cuiabá e Várzea Grande. A primeira foi realizada em junho 2009, quando o parlamentar chegou a pedir estudos de viabilidade do VLT ao Governo do Estado.
    Foi um longo caminho até a escolha do VLT, que antes parecia utopia. Contudo, a determinação do deputado José Riva (PP), baseada em estudos técnicos, mostrou o quanto o sistema é viável e os ganhos que Mato Grosso terá.


    PP pode dificultar aprovação do novo projeto de privatização da Senacap
    O prefeito Chico Galindo (PTB) e o presidente demissionário da Senacap, Ary Fonseca não terão vida fácil no novo projeto de privatização da Sanecap, enviado na tarde de segunda-feira para aprovação na Câmara Municipal. O prefeito quer uma vitória na quinta-feira, mas vários vereadores garantem que isso não vai acontecer e que será preciso antes um estudo mais aprofundado do projeto.
     
    A manifestação na Câmara Municipal na manhã desta terça-feira, após o prefeito Chico Galindo ter enviado o novo projeto está intensa. Muitos funcionários da Sanecap, principalmente concursados, que temem perder seus empregos, caso a empresa seja privatizada, congestionam a entrada do prédio do congresso municipal. Eles decidiram que vão fazer pressão intensa e ininterrupta para que o projeto não seja aprovado.
     
    Dentro da Câmara, em meio a toda esta pressão, o presidente da casa, vereador Júlio Pinheiro garante que a tranqüilidade é grande e que o novo processo de privatização vai seguir o cronograma e será aprovado já nesta quinta-feira. “Recebi do projeto na segunda-feira às 15h. Imediatamente protocolei o seu recebimento, determinei que fossem tiradas cópias a todos vereadores e entreguei pessoalmente a cada um deles. Haverá tempo suficiente para que estudem e o aprovem na quinta-feira” disse Pinheiro.
     
    O presidente da casa reconheceu que o novo projeto tem várias alterações. Mas não tem dúvidas de a aprovação será rápida. “Quinta-feira haverá uma nova vida com água. Situação deveria ter sido resolvida antes, em administração passadas”, completou.
     
    SEM GARANTIA
     
    Mas se o presidente da Câmara Municipal assegura que o projeto será votado na quinta-feira, nos corredores, plenário e gabinetes, a informação é bem outra. Ninguém aposta em uma aprovação tão rápida. Tudo porque os Diretórios Estaduais e Municipais dos partidos estão fazendo pressões juntos a sua bancadas e exigem um estudo mais apurado da questão. O ex-presidente da casa, vereador Delcimar Silva não acredita que a aprovação vá acontecer em apenas 48 anos. 

    quinta-feira, 18 de agosto de 2011

    “O PR saiu do céu, mas não vai para o inferno. Pagará os seus pecados no purgatório”, diz Maggi


    Depois de perder o comando do Ministério dos Transportes e do Dnit, o partido da República entrou, literalmente, em desgaste junto ao Palácio do Planalto, devido as sérias denúncias de corrupção e de recebimento de propina por parte dos seus integrantes.


    A crise atingiu em cheio principalmente o senador Blairo Maggi, que foi o padrinho político do ex-diretor do Dniot, Luiz Antonio Pagot, que sumariamente foi demitido pela presidente Dilma Rousseff.


    O furacão de denúncias atingiu em cheio os caciques do PR, consequentemente a legenda decidiu se distanciar  do governo por hora. Hoje o partido é lembrado como "Partido da Corrupção" nos bastidores políticos em Brasília.
     

    O próprio senador Blairo Maggi reconhece o inferno astral que vive a sigla, chegando até mesmo a citar que " O PR saiu do céu, mas não vai para o inferno.Pagará seus pecados no purgatório", numa referência de que o partido ficará sem os cargos e numa posição em cima do muro.
    Júlio Campos defende melhoria de serviços de telefonia móvel
    Redação 24horas



    Em busca de respostas para clientes da telefonia móvel e internet 3G que enfrentam problemas com o descumprimento de promoções, cobranças abusivas, falta de sinal das redes, o deputado Júlio Campos (DEM/MT) em audiência pública cobrou da Agência Nacional de Comunicações (Anatel) medidas de fiscalização que garantam o oferecimento dos serviços com qualidade e preços acessíveis, pelas empresas de telefonia. O Brasil tem hoje os preços mais altos do mundo.
    “Nós deputados somos verdadeiros Procons ambulantes, por onde nós passamos a população reclama da má qualidade dos serviços, falta de sinal, e os preços são os mais absurdos do mundo e isso sem funcionar”, defendeu Júlio.
    Embora os problemas sejam claros e evidentes a todo consumidor, o gerente-geral de Comunicações Pessoais Terrestres da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, acredita que o sistema de telefonia móvel no país teve grandes avanços, com maior oferta de telefonia, e que embora existam problemas, houveram muitos resultados positivos.
    “O que percebemos é que muitos querem se eximir da culpa, mas, o que não podemos negar é que o problema existe e temos que resolvê-lo”, avalia Júlio.
    Demissões
    Sem alarde, o prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (sem partido), encaminhou ofício para todos secretários e diretores de autarquias solicitando que reduzam 25% dos servidores. Ou seja, 1/4 dos funcionários da prefeitura de Várzea Grande serão demitidos no dia 1º de setembro. Só ficarão livres da "guilhotina" os servidores que são concursados e efetivos. A medida tomada pelo prefeito é para reduzir o déficit mensal de R$ 2,7 milhões existente no Paço Couto Magalhães, cujo principal responsável é justamente a folha de pagamento.
    Murilo no TJ
    Após sofrer mais um revés na primeira instância onde não conseguiu um efeito suspensivo, o prefeito afastado de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), recorreu nesta terça-feira ao Tribunal de Justiça. Ele protocolou um Agravo de Instrumento contra a decisão do magistrado Onivaldo Budny que o afastou do cargo diante de uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual.
    Destino
    O destino é impressionante mesmo. Na distribuição do processo entre os magistrados, ficou nas mãos da desembargadora Maria Erotides Barajank a decisão se Murilo Domingos retorna ou não ao cargo. O interessante é que a magistrada mora em Várzea Grande e coincidentemente reside no mesmo prédio de Murilo Domingos. Aliás, Maria Erotides é uma referência moral na cidade e sabe perfeitamente da situação vivenciada pela cidade.
    A “Nova” Santa Helena


    O dia 18 de agosto marcou uma nova era na história de Nova Santa Helena. Há exatamente 11 anos fizemos a sua emancipação político-administrativa, oportunizando o crescimento econômico e social dessa cidade, que avançou muito nos últimos anos. Posso dizer com ganho de causa que Nova Santa Helena é um bom exemplo de que a emancipação de distritos é o melhor caminho para o desenvolvimento de qualquer região. Ação que lutamos muito para conseguir novamente junto ao Congresso Nacional, para continuar ajudando a melhorar a vida dos mato-grossenses que vivem em distritos prontos para se tornarem municípios.
    Localizada na Região Norte, próximo a Colíder, Itaúba e Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, apesar da pouca idade, demonstra a sua vocação à pecuária e detém um rebanho de 250 mil cabeças de gado. O nosso trabalho municipalista rendeu aos moradores importantes obras, como a construção do Centro Esportivo Onofre Pereira; a pavimentação de vias urbanas da Avenida José Emílio, na Avenida Mato Grosso, na comunidade Vila Atlântica.
    E o antigo sonho da população já é realidade com a inauguração do Centro Múltiplo Uso Dauri Riva. Assim como melhorias ao Conselho Tutelar, a aquisição de três ônibus escolares, sendo um para atender a Apae; máquinas para recuperação de estradas estaduais e vicinais e três ambulâncias para melhorar o atendimento do PSF João Alberto Zanetti e do Posto de Saúde Santa Terezinha, da Vila Atlântica. Ajudamos ainda na aquisição de equipamentos à fábrica de guaraná, agregando valor ao produto feito pelos trabalhadores da agricultura familiar composta por 200 famílias.
    Além dessas melhorias, trabalhamos para concretizar a construção de um campo de futebol suíço - um incentivo a mais à prática esportiva. Para fomentar a geração de emprego e renda queremos consolidar a instalação de um frigorífico na cidade, oportunizando pelo menos 800 empregos diretos. Acredito que as ações voltadas ao turismo rural também podem ser a grande saída econômica. E Nova Santa Helena avançou muito ao criar o pólo integrado, para o cultivo de horticultura e fruticultura, melhorando a agroindústria e agregar valor à produção regional.
    O trabalhador rural também pode apostar na piscicultura como fonte de renda, onde os sitiantes recebem um tanque pronto para a execução dos trabalhos. Destaco também que o processo de emancipação dessa cidade deu aos moradores melhorias no sistema de captação de água, telefone, energia elétrica e internet. Condições básicas para manter o homem do campo no campo. É o caso dos investimentos feitos na Educação. Consolidamos a reforma e ampliação das escolas municipais Branca de Neve e Antonio Perissari e a Estadual Gracia Edmundo Zeferino. As municipais ganharam mais salas de aula e laboratório de informática. Em andamento a construção de uma creche e a escola municipal que será modelo no estado.
    São por essas razões que continuarei trabalhando pelo fortalecimento dos nossos municípios. A emancipação deu vida à Nova Santa Helena, que está mais estruturada, inclusive, oferecendo incentivos para cursos superiores de Farmácia, Administração, Direito, Ciências Contábeis e Enfermagem. Diferente daquele povoado que antes da emancipação, não tinha infraestrutura, água tratada, energia elétrica e ruas asfaltadas. O progresso se instalou em “Nova” Santa Helena.
    Parabéns, Nova Santa Helena!