Contador de Acessos

contador de visitas para blogger

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Silval rejeita fazer extinções de secretarias


Fonte: gazeta digital
O governador Silval Barbosa (PMDB) teria taxado de irresponsáveis algumas declarações veiculadas na imprensa sobre alterações em sua equipe de governo e também nas estruturas da administração estadual. As ponderações do chefe do Poder Executivo foram feitas na reunião de desta segunda-feira (27) com vários secretários, principalmente e econômica, onde teria reafirmado que se houverem alterações elas serão pontuais e nada que possa atrapalhar o bom andamento das coisas do governo do Estado.
Silval teria alertado os auxiliares que ninguém dita regras em sua administração e que mudanças passam por ele. O governador garantiu que todos são ouvidos na gestão da coisa pública, mas decisões somente após passarem pelo seu crivo pessoal e não por imposição de A ou de B.
Pela manhã, o chefe do Executivo condenou posicionamentos pessoais favoráveis à extinção de secretarias como de Cultura, Esporte e Lazer e Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), negando que isto tivesse sido discutido ou sequer analisado.Ele também negou mudanças de titulares, a não ser que necessárias e essenciais.

Galindo reassume mandato na Prefeitura cuiabana hoje

Após 10 dias de afastamento, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), retoma suas atividades normais no Palácio Alencastro. Ao contrário do que muitos esperavam com a chegada do presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), substituto legal na ausência do prefeito, na administração municipal, não aconteceram grandes novidades ou decisões de impacto, graças ao longo feriado das festas de carnaval.


Silval Barbosa fala sobre cadeia do leite em MT

 

Governador de Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa | Josi Pettengill/Secom-MTNo programa 'Bom dia Governador' desta terça-feira (28.02), Silval Barbosa destacou a importância da ação Estadual que realizou a entrega de 75 mil doses de sêmen bovino, para a cadeia produtiva do leite em Mato Grosso. Segundo o governador, a meta é aumentar a bacia leiteira do Estado com foco na agricultura familiar.
Silval explica que Mato Grosso possui 140 mil pequenas propriedades, das quais 90 mil são da reforma agrária. “Eles precisam de todo apoio do governo do Estado e do governo Federal. Por isso estamos fortalecendo os consórcios. A entrega dos sêmens vai ajudar a melhorar geneticamente o gado. Se uma vaca comum produz quatro litros por dia, um animal com boa genética pode produzir 20 litros por dia”, explicou.

O governador explica que a intenção é fortalecer a cooperativas e investir em tecnologia. “Queremos produzir leite em pó para agregar mais valor. Vamos apoiar o produtor e em médio prazo vamos ter uma produção de leite muito interessante”, afirmou.


O material genético foi entregue em botijões de nitrogênio de 10 e 20 litros específicos para transporte e armazenamento,respectivamente. Os Consórcios repassarão os botijões para as prefeituras que são responsáveis pela distribuição do sêmen de acordo com a demanda levantada com os próprios produtores e que foi enviada para a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

Júlio Pinheiro aciona "aliado" no TCE para ampliar Orçamento da Câmara de Cuiabá
 
Fonte: O Documento
O presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), é mesmo um homem com ampla "sagacidade financeira". Além de comandar um orçamento previsto de R$ 25 milhões neste ano, Júlio Pinheiro tenta conseguir uma autorização do Tribunal de Contas do Estado para que possa formalizar convênios com outros orgãos do Estado ou União para receber recursos financeiros além dos previstos no repasse do duodécimo do prefeito Chico Galindo (PTB).
Em maio do ano passado, Júlio Pinheiro protocolou uma consulta no TCE solicitando a autorização para que o Legislativo pudesse receber recursos além dos previstos no duodécimo. Além de convênios, Júlio Pinheiro questionou se a Câmara poderia "ficar" com as taxas de inscrição das 25 mil pessoas que participaram do concurso público no ano passado sem que o dinheiro passasse pela conta única da prefeitura.
Por exemplo, se conseguisse autorização do TCE para arrecadar a taxa de inscrição do concurso, a Câmara "abocanharia" cerca de R$ 800 mil. Todavia, sem uma decisão do tribunal, o dinheiro se encontra na conta única da prefeitura.
Na distribuição automática, a consulta foi encaminhada para análise do conselheiro Domingos Neto. Em setembro, o processo chegou a ser incluído na pauta, mas o conselheiro pediu adiamento da consulta.
Aliado histórico
Em outubro, Campos Neto não compareceu ao julgamento e o voto foi lido pelo conselheiro substituto Luiz Carlos Pereira. Em seu voto, o conselheiro proibiu que a Câmara fizesse convênios para receber recursos além dos previstos no orçamento "a exceção de recebimento de seguros provenientes de sinistros".
O conselheiro Antônio Joaquim, que tem ligações profundas com Júlio Pinheiro desde a década de 90, resolveu intervir no voto do conselheiro substituto. Aliás, Júlio Pinheiro foi chefe de gabinete de Antônio Joaquim nos períodos em que ele comandou a secretaria de Educação e também de Infraestrutura na gestão do ex-governador Dante de Oliveira (PSDB), entre 1994 e 2002. Quando chegou ao TCE, Antônio Joaquim colocou Júlio Pinheiro em sua assessoria até que ele fosse eleito parlamentar.
Ao defender a autorização para a Câmara receber recursos, o conselheiro prometeu elaborar um voto separado. Ele concordou com a taxa de inscrição ser destinada a porefeitura.
Antônio Joaquim citou que a liberação deveria ser dada. "Vamos supor que o Steve Jobs deixou uma porção de sua herança um dinheiro para investir equipamentos no mundo. Esse dinheiro não poderia ir para a Câmara? Tem algumas coisas que precisamos enfrentar e sair desse legalismo absoluto", citou, ao prometer uma proposta diferenciada.
Já o conselheiro Waldir Teiss emitiu posição contrária a Antônio Joaquim. "Não podemos permitir isso, pois a Câmara poderá fugir ao seu papel constitucional de fiscalização. Outro problema é que o brasileiro é critiavo e o prefeito até para conquistar espaço via Câmara pode fazer muito blá-blá-blá", destacou.
Waldir Teiss considerou que está sendo repassado "muito dinheiro" para o Legislativo cuiabano. A consulta deveria ser analisada na sessão de hoje do TCE. Todavia, o conselheiro não apresentou o voto em separado.

Início de março promete ser "quente" para o governador Silval Barbosa

24 Horas News



A próxima semana deverá ser decisiva para o governador Silval Barbosa (PMDB) definir se faz ou não a reforma administrativa que vem sendo duramente cobrada pelos setores organizados da sociedade e até por partidos aliados, caso específico do PSD, que mesmo tendo seu presidente regional, Chico Daltro, no cargo de vice-governador, já determinou aos seus filiados que entreguem todos os cargos que a sigla ocupa no governo até o dia 1º de março (próxima quinta-feira).

Atualmente o PSD ocupa três cargos no primeiro escalão do governo: as secretarias de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, além do Centro de Processamento de Dados (Cepromat), além de outros cerca de 50 cargos na administração pública. A iniciativa de entregar os cargos partiu do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, secretário-geral e maior liderança política do PSD, que, desde o ano passado vem pregando a necessidade do Estado passar por uma reforma administrativa para poder se adequar à nova realidade e às dificuldades econômicas que o setor público está atravessando. “O PSD está comprometido com o Governo e não será oportunista”, afirma Riva,garantindo que o PSD irá dar suporte ao governo mesmo sem ocupar nenhum cargo na administração Silval Barbosa.
 
Conforme o parlamentar, a ocupação de cargos não pode estar em primeiro plano na ótica dos partidos aliados. “O PSD defende a redução de cargos de todos os partidos. É uma preocupação com o Estado que deve cortar despesas para investir em municípios afastados como Colniza e Rondolândia, nós não precisamos de cargos para ajudar na formulação de políticas públicas. Assim como o PSD, os demais partidos que fazem parte da base de sustentação devem se preocupar mais em ajudar do que serem ajudados pelo governo”, argumentou.
 
Riva ainda condenou qualquer provável aumento na carga tributária para cobrir déficit nas contas públicas. “Não dá para aumentar a arrecadação onerando ainda mais o setor produtivo. Isso afasta investidores e compromete a geração de emprego e até mesmo a distribuição de renda”.
 
O argumento de Riva para defender a reforma administrativa é quebrar um ciclo negativo na economia de Mato Grosso. “Somos um estado rico em produção agrícola e pobre em arrecadação. O cidadão não pode pagar tão caro para sustentar uma máquina administrativa que não consegue prestar serviço com eficiência, conforme se observa em passagens no interior”.
 
Até mesmo a fusão de secretarias foi defendida pelo parlamentar. “Se unir cinco ou seis secretarias teremos corte de gastos importantes e esse dinheiro poderá ser direcionado para setores importantes como a saúde, segurança e educação", diz Riva.
 
O líder do governo na Assembleia Legislativa, o experiente deputado Romoaldo Júnior, faz coro aos demais colegas e também defende uma reforma estrutural na administração pública, inclusive, com a extinção das secretarias de Cultura e Esportes que, no seu entender, fariam melhor papel como simples coordenadorias. Ele também não concorda com a manutenção de pastas como a Secretaria Extraordinária Intermodal dos Tranasportes, comandada por Francisco Vuolo (PR) e com a MT Gás. "Não sei para que servem", alega.


Buracos tiram vida de uma família inteira em acidente na MT 320
  Fonte: 24 Horas News e O Diário



Uma família inteira perdeu a vida no final de semana quando trafegava em um veículo Fiat Uno pela rodovia MT-320, na entrada da comunidade de Nova Galiléia, regiãode Colíder, no Norte do Estado. E o motivo seria os buracos que infestam a rodovia. Segundo testemunhas o motorista  Uno conhecido como Junior Coelho, morador da cidade de Nova Canaã do Norte, foi desviar de buracos  e chocou-se de frente com uma caminhoneta Cherokee.

No carro estavam pai, mãe e filho. Todos  tiveram morte instantânea. O motorista da caminhoneta foi encaminhado para o Posto de Atendimento do Hospital Regional de Colíder.
Junior é conhecido em Alta Floresta. Durante os anos de 2001 á 2005, fez parte da turma de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, formada em no município. Neste período além de estudar, Junior deu aulas em escolas de Alta Floresta além de ter atuado na Secretaria de Esportes.
No final de semana, o jovem professor de física, viajou com toda a família para cidade de Sinop onde participaram da cerimônia de formatura do irmão mais novo, que os acompanhava na viagem. Seu projeto pessoal era poder atuar com o irmão, formado em educação física pela Fasip, na cidade de Nova Cannã.


Mato Grosso está impedido de financiar obras e firmar convênios com a União
Fonte: Caldeirão Politico
O Estado de Mato Grosso foi incluído no Cadin – Cadastro Informativo de Créditos Quitados do Setor Público Federal. Isso impede que o governo firme novos convênios, além de ser impedido de ter acesso a novos  financiamentos. A inclusão aconteceu na segunda-feira,27.

O que motivou a inclusão foi a não prestação de contas de convênios firmados pela Secretaria de Estado de Turismo com o Governo Federal para promover o carninaval em oito cidades mato-grossenses.

O impedimento é um grande transtorno para o Governo Silval Barbosa. O financiamento para as obras de implantação do VLT, dentre outros, fica comprometido.

Os empréstimos são tomados junto a órgãos do Governo Federal, como o BNDES (Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) e a Secretaria de Tesouro Nacional (STN).

RECURSO

A procuradoria do Estado já prepara um recurso para retirar o nome do Cadin.

De acordo com o procurador-geral, Jenz Prochnow, o Estado ainda estuda se entra com uma liminar na Justiça ou com recurso administrativo. "Acreditamos que entrando com um destes recursos o Estado já será excluído do cadastro de inadimplentes”, disse.

Humilde, Eder afirma que Secopa reabre já nesta quarta edital de licitação, como determinou Tribunal de Contas

 
Humilde, Eder afirma que Secopa reabre já nesta quarta edital de licitação, como determinou Tribunal de ContasFonte:Olhar Direto
O secretário Extraordinário da Copa de 2014 (Secopa), Eder Moraes (PR), disse hoje (28), que nunca foi sua intenção, nem tampouco do governo do Estado, entrar em rota de colisão com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e que amanhã (29) mesmo a Secopa reabrirá a concorrência pública. Sua decisão foi tomada depois de receber duras críticas do conselheiro Antônio Joaquim, do TCE-MT, por resistir em reabrir o processo licitatório do lote 2 das obras de travessia urbana em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo.

“Não há bode algum na sala. Respeito as decisões emanadas pelo Tribunal de Contas e vamos obedecer. O conselheiro Antônio Joaquim será o relator dos processos relacionados à Copa até 2014 e não queremos polemizar e partir para embate”, esclareceu o secretário.

Segundo Eder, durante todo o dia de hoje os técnicos trabalharão para preparar a documentação de reabertura da concorrência e publicá-la em Diário Oficial ainda nesta quarta-feira (29). "É melhor perder 30 dias agora, do que lá na frente o processo ser questionado e a obra ser paralisada. A observação do conselheiro está correta. Havia realmente 50% de risco de sermos questionados lá na frente”, finalizou sem polemizar.

Na manhã desta terça-feira (28) o pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou, por unanimidade, que a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) reabra o processo de concorrência pública referente à contratação de empresa para execução do Lote 2, referente às obras de travessia urbana de Cuiabá e Várzea Grande, que visam a preparar a região metropolitana para o evento da Fifa de 2014.

O relator do processo, conselheiro Antônio Joaquim, defendeu, em argumentação junto aos demais conselheiros, a reabertura do prazo do edital sob pena de que no futuro todo o processo seja paralisado pela irregularidade apontada na fase externa do referido procedimento.

“É um atestado de insensatez do gestor (Eder Moraes) dizer que o processo foi fechado antes do prazo legal para que não haja atraso na execução das obras. Essa ilegalidade precisa ser reparada antes que, lá na frente, o processo seja impedido por completo”, asseverou o conselheiro.

Ele ainda advertiu o governo estadual de que o Tribunal de Contas (TCE) não vai abdicar de sua função de guardião dos recursos públicos. E garantiu que o TCE não vai prevaricar. “Não entendo que bode na sala é esse, que impede esse gestor (Eder Moraes) de reabrir esse processo. Será que é por falta de humildade?”, indagou o conselheiro.


Governo do Estado abre consulta pública sobre o edital do VLT

  decisão atende às disposições da Lei 12.462/2011 Fonte: Reporter MT
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secopa, está abrindo consulta pública para subsidiar a licitação, pelo Regime Diferenciado de Contratações, do novo modal de transportes a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande.

Sob o regime de Contratação Integrada, a licitação envolve a prestação de serviços técnicos especializados para a elaboração do projeto básico, executivo, execução das obras civis, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), nos eixos Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro.


Os interessados poderão consultar a documentação de referência através do site www.cuiaba2014.mt.gov.br, até o dia 02 de março. Após a análise poderão apresentar sugestões ou opiniões, devidamente identificados, com indicação dos itens e subitens referentes à minuta do anteprojeto, acompanhados de argumentação que os justifique.


Essas sugestões devem ser endereçadas ao secretário Extraordinário da Copa do Mundo - Fifa 2014, Eder Moraes, pelo e-mail consultapublica@secopa.mt.gov.br, impreterivelmente dentro do período acima mencionado.


A Secopa fará a análise do material recebido e incorporará as sugestões que forem acatadas ao texto da documentação de referência, para aperfeiçoamento do certame. As possíveis alterações não serão comunicadas diretamente aos interessados, que poderão tomar conhecimento quando da publicação do Edital de Licitação e a documentação definitiva.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Carlos Rayel assumirá o comando da Secretaria de Comunicação

O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou ontem que o publicitário Carlos Rayel vai assumir o comando da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) na próxima semana. Rayel, que foi o marqueteiro da campanha à reeleição de Silval em 2010, vai substituir Osmar Carvalho que pediu demissão do cargo há duas semanas.
A mudança no comando da Secom não representa o início de uma reforma administrativa no staff do governo como vem sendo divulgado. De acordo com o governador, não existe reforma, nem minirreforma e sim ajustes pontuais em seu secretariado.
“Não pretendo fazer uma reforma e sim alterações pontuais que são normais em qualquer governo. Esses ajustes em nenhum momento vão alterar a rotina administrativa do governo ou provocar a descontinuidade das ações”, declarou Silval em entrevista exclusiva à Folha do Estado.
Com relação as mudanças nos cargos que atualmente são ocupados pelo PSD, o governador Silval Barbosa disse que está na expectativa do partido comandado pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, entregar os cargos no dia 1º de março, como vem anunciando.
“O PSD é um partido aliado do governo e lamentamos muito essa decisão. No entanto, estou aguardando a oficialização da entrega dos cargos para começar a pensar nas substituições dos secretários indicados pelo partido”.
O PSD indicou dois secretários de Estado, deputado estadual José Domingos Fraga (Desenvolvimento Rural) e Adriano Breuning (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia). A sigla também vai entregar a presidência do Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat), que é comandado por Wilson Teixeira, o Dentinho.
Questionado sobre os possíveis substitutos para os cargos que ficarão vagos, o governador reafirmou que ainda não existe nada definido até porque o partido vai oficializar a entrega dos cargos na próxima quinta-feira. No entanto, Silval garantiu que a escolha será técnica.
“O perfil dos novos secretários será técnico”, frisou o peemedebista.
Com o posicionamento do governador está descartada a briga política pelas secretarias que são do PSD. Isso reforça ainda a tese de que apesar de administrar com o apoio de uma ampla base aliada, Silval Barbosa tenha composto seu governo com perfis técnicos.

Pedro Taques prevê que Eder Moraes vai transformar Silval em réu na Justiça

Redação 24 Horas News



A briga entre o senador Pedro Taques (PDT) e o secretário Eder Moraes aumenta de proporção a cada dia que passa e já se tornou uma disputa pessoal entre ambos. Taques voltou a 'detonar' Eder Moraes, da Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo 2014, na manhã desta segunda-feira, durante entrevista ao programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM (94,3). "Incompetente", "mal intencionado" e "inconsequente", foram alguns adjetivos utilizados pelo senador pedetista para classificar o dirigente da Secopa, alegando que Moraes sempre que cobrado a dar transparência em alguma ação referente as obras da Copa do Mundo e ao VLT, principalmente, tenta se fazer de vítima e jogar a opinião pública contra quem pediu a informação.
"Esse moço (Eder Moraes) ainda vai transformar o governador Silval Barbosa (PMDB) em réu por conta dos sucessivos erros que vem cometendo. Ele se acha dono da Secopa e que não tem de prestar contas a ninguém sobre o andamento dos trabalhos, se esquecendo de que, quando o governador Silval Barbosa decidiu extinguir a Agecopa e criar a Secopa ligada ao seu gabinete, chamou para si todas aas responsabilidades. Portanto, o que de bom ou de ruim acontecer com relação às obras da Copa do Mundo de 2014 vai refletir diretamente na pessoa do governador e, sinceramente, do jeito que as coisas estão caminhando, que, vai acabar pagando o pato é o governador", disse Taques.
O senador mato-grossense argumentou ainda que Eder Moraes tem se recusado a fornecer qualquer tipo de informação que ele solicita sobre a Secopa, evitando dar transparência na aplicação do dinheiro público.
"Eu não vou abrir mão da minha prerrogativa constitucional de fiscalizar a aplicação do dinheiro público mesmo sendo a Secopa a única entre as 12 gestoras das obras da Copa do Mundo que não torna público onde, como e porque estão sendo aplicados os recursos públicos. Não tenho satisfações a dar ao senhor Eder Moraes, meu compromisso é com Mato Grosso e com a população que deverá ser beneficiada com essas obras e que tem o direito de saber quanto vai custar e, no caso do VLT, quanto vai pagar de passagem em um investimento tão alto. A copa do Mundo, independente dos jogos que serão disputados, tem que deixar legados e esses legados não são obras particulares desse moço", dispara.
Pedro Taques também questionou a evolução patrimonial do secretário Eder Moraes, comparando tudo o que recebeu no Estado desde que era presidente da MT Fomento com as aquisições pessoais que fez. "Contando todo o tempo em que ele dirigiu a MT Fomento, foi secretário de Fazenda, depois da Casa Civil, presidente da Agecopa e agora secretário da Secopa, os valores devem girar em torno dos R$ 400 mil, porém, sua evolução patrimonial cresceu absurdamente e eu quero saber se a Receita Federal sabe disso, se tudo está incluso na sua declaração do Imposto de Renda", alfineta o senador.
Também responsabilizou o governador Silval Barbosa pelo fato de Eder Moraes ter se transformado em "intocável" no Governo. "Eu disse ontem (domingo) por telefone ao governador Silval Barbosa que iria criticá-lo hoje, nesta entrevista pro causa dos procedimentos do secretário da Secopa.
Disse que ele (Silval Barbosa) é o responsável direto por todas as ações desse cidadão e que isso vai refletir direto na sua imagem. Eu não entendo como que alguém que foi o responsável pelo caso das Cartas de Crédito, uma vez que era o secretário de Fazenda e, portanto, ordenador de despesas, pela implosão da Agecopa, pelo envolvimento direto no escãndalo dos maquinários, no programa "MT 100% Equipado e 40% roubado", ainda continue dando as cartas no governo dessa maneira. Parece que o governador teme Eder Moraes de alguma forma. A mim ele não assusta e é bom que se diga que, quando ele (Eder) ainda era gerente do BIC Banco, eu já estava combatendo o crime organizado e nunca me atemorizei, portanto, não vai ser agora que isso vai acontecer", completa Pedro Taques.

Começa o ano eleitoral

Fonte: Caldeirão Político
Até agora as conversas foram nos bastidores, mas, passado o Carnaval, os partidos dão inicio - oficialmente - ao ano eleitoral.
Nesta segunda-feiras partidos tinha reuniões marcadas para discutir as eleições de 7 de outubro.
O PT e o PSDB.
A cúpula estadual será analisado o panorama eleitoral no Estado com especial atenção para a Capital, onde os petistas se dividem entre candidatura própria e aliança com o PSB ou PMDB de Dorileo Leal.
No PSDB, que já definiu apoio à eleição do deputado estadual Guilherme Maluf a prefeitura da capital.
Segundo o deputado, será estabelecido um cronograma de trabalho até o prazo das convenções (junho) e estão previstos pelo menos cinco encontros no Estado visando preparar os candidatos tucanos às eleições de outubro.

Vereador de Nova Mutum morre em acidente na MT-242

Clique para ampliar
Vereador de Nova Mutum morre em acidente
 
 Fonte: Midia News
O vereador Eurico Aparecido da Silva, de Nova Mutum, a 269 quilômetros de Cuiabá, morreu ao sofrer acidente na MT-242 no município de Alto Boa Vista, distante 1.064 km da capital, neste domingo (26), segundo informações da Polícia Militar do município. Ele tinha 65 anos e estava no exercício do segundo mandato.

De acordo com o policial Marcos Paulo Ramos Barbosa, de Alto Boa Vista, a equipe médica da unidade de saúde para onde o parlamentar foi levado informou que ele teve uma perfuração no pulmão e não resistiu aos ferimentos.

Ainda conforme a PM, o vereador estava conduzindo uma caminhonete e provavelmente teria perdido o controle do veículo e capotou. Ele foi arremessado para fora do carro. Um homem que estava no carro junto com o vereador ficou ferido, mas o estado dele não é grave.

A outra vítima, cujo nome ainda não foi divulgado, foi encaminhada para uma unidade de saúde de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá, para ser atendido. O corpo do parlamentar deverá ser levado de Alto Boa Vista para Nova Mutum onde será velado nesta segunda-feira (27).

Deputados estaduais defendem que os secretários coloquem cargos à diposição para Silval 'ficar à vontade'

 Deputados estaduais defendem que os secretários coloquem cargos à diposição para Silval 'ficar à vontade' 
Fonte: Olhar Direto
Todos os secretários de Estado precisam ter desprendimento, neste momento difícil, e entregar seus cargos para que o governador Silval Barbosa possa ficar à vontade e promover uma reforma administrativa ampla e com apoio de seus aliados políticos.

A avaliação foi feita por pelo três deputado estaduais ouvidos pelo
Olhar Direto, nas últimas 48 horas. No ponto de vista dos parlamentares, o momento político é fulcral porque a administração estadual precisa de uma reavaliação em caráter de emergência.

"Muitos secretários não cumpriram suas obrigações, literalmente, e precisam ter o desprendimento necessário para fazer uma autoanálise. Mas mesmo os que cumpriram seus objetivos, sejam eles orçamentários ou financeiros, também devem entregar seus cargos", afirmou um dos deputados.


A questão central é uma só: o governo do Estado passou muitas dificuldades em 2011, sobretudo financeiramente, e a hora é de reflexão, de reavaliar o que deu errado e os bons resultados para servirem de paradigmas.


"O PSD teve uma iniciativa que eu particularmente não concordo, mas também não podemos aceitar uma situação como essa é um déficit que pode estar acima de R$ 1 bilhão. É um quadro que me preocupa muito, assim como outros deputados. Essa semana será decisiva", ponderou um segundo parlamentar situacionista ouvido pelo
Olhar.

Em verdade, a insatisfação política com a administração estadual como um todo, sem discriminar qualquer membro do primeiro escalão, é mais do que notória. Silval Barbosa teve dificuldades no primeiro ano de seu governo e uma reavaliação é mais do que necessária e urgente.


Para o
Olhar, o governador tem afirmado informal e formalmente que, de fato, fará algumas modificações no primeiro escalão, mas 'serão pontuais'. "Vamos aguardar o que o PP pretende fazer e dialogar, mas em algumas situações pontuais, nós vamos mudar sim", afirmou Barbosa, no último sábado.

Um dos deputados ressaltou que Silval precisa "dar um choque de gestão" agora sob pena de "experimentar nova onda de desgaste".


"2011 foi um ano muito ruim, mas 2012 pode ser pior se esta equipe for mantida. Algumas peças não funcionam. Tem secretário que não atende secretários, não atende prefeito e eu acho que não ouvem nem o governador. Tá tudo parado", enfatizou o terceiro parlamentar ouvido pela reportagem.

 Prefeito de VG aumenta salários da Guarda Municipal
  24 Horas News



O prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (PSD), participou nesta quinta-feira de um almoço em comemoração aos 12 anos de criação da Guarda Municipal de Várzea Grande. Na ocasião ele assinou o projeto de Lei que concede ajuste salarial aos policiais do município.
 
O documento será encaminhado a Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. “Reconheço o serviço prestado pelos guardas e nada mais justo que dar, além de condição de trabalho, um salário melhor para que possam manter com dignidade as suas famílias”.
 
O prefeito disse ainda que pretende transferir a base da Guarda Municipal para a região central. “Nada contra o bairro Cristo Rei, onde está localizada a base do comando, mas na região central o órgão de segurança terá uma maior abrangência”, pontuou.
 
Já o comandante da GM, Louriney Silva, agradeceu a iniciativa do prefeito e destacou a criação da Guarda Municipal. “Essa data tem vários significados para todos nós, estamos completando mais um ano de fundação e ao mesmo tempo recebendo a informação de que teremos, a partir de março, reajuste salarial. Há tempos esperamos essa boa nova e o prefeito atendeu a nossa solicitação. Temos sim motivos para comemorarmos essa data importante em todos os aspectos”.
 
Para Louriney um dos grandes desafios da Guarda Municipal ao longo desses 12 anos era o reconhecimento da população. “Felizmente conseguimos conquistar a simpatia e o respeito dos várzea-grandenses, e isso não tem preço”, completou.
 
AL anuncia ações alusivas ao Dia 
Internacional da Mulher
  24 Horas News



A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso preparou uma intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. Mais uma vez, o combate à violência contra a mulher está em pauta. E será lançada nesta quinta-feira (01.03), às 15 horas, no Auditório Milton Figueiredo da AL/MT, a campanha ‘Mato Grosso Respeitando a Mulher’, que terá abrangência em todo o Estado, com a realização de palestras e distribuição de camisetas, “uma forma de conscientizar a população sobre a importância de denunciar os agressores e também de educar os filhos”, diz a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva.
 
No lançamento será apresentado um documentário intitulado de “Mudança”, um registro sobre o drama de mulheres vivido dentro da própria casa. Expectativa é a de mobilizar a sociedade mato-grossense em geral, para que todos abracem essa causa, dando um basta na violência doméstica, informa Janete. Todos os 141 municípios participam graças às parcerias firmadas, inclusive, com a Associação das Primeiras-Damas dos Municípios – APDM. Os lojistas também foram convidados a ajudar na divulgação estampando suas vitrines com camisetas da campanha.
 
Ao longo do dia 08 de março várias ações serão realizadas. Às 9 horas, no Auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, acontece uma apresentação do documentário “Lá em casa quem manda é o respeito”; o lançamento da Cartilha Nacional da Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – COPEVID; a peça teatral “Veja você, Margarida” e a palestra do promotor de Justiça, João Maria Rodrigues Filho, com o tema: “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Lei Maria da Penha”.
 
Já, às 15 horas, no Auditório Milton Figueiredo, acontece mesa redonda sobre “Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Necessidade de Implementação de Políticas Públicas no Estado de Mato Grosso”, com as mediadoras Janete Riva e Roseli Barbosa, primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso.
 
E com as debatedoras: Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, promotora de Justiça, presidente da COPEVID e coordenadora das Promotorias de Violência Doméstica de Cuiabá; Ana Emília Iponema Brasil Sotero, superintendente de Políticas para Mulheres de Mato Grosso; Ana Cristina Silva Mendes, juíza de Direito, presidente do FONAVID, coordenadora das Varas de Violência Doméstica de Cuiabá; Ana Lúcia Ricarte, advogada, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB-MT) e Daniela Silveira Maidel, delegada da Delegacia da Mulher de Várzea Grande-MT.
 
Na sequência, às 17 horas, acontece a ‘Caminhada pelo Fim da Violência de Gênero’. Com saída da AL até o Pantanal Shopping - local onde as mulheres terão atendimento o dia todo das delegacias de polícia e Defensoria Pública. Essa ação também ocorrerá nos shoppings Goiabeiras e Três Américas. Além disso, serão feitas intervenções urbanas, com teatro invisível nos cinco principais terminais de ônibus de Cuiabá e grafitagem da CUFA em muro cedido pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.
 
A campanha conta com o apoio também do Ministério Público, conselhos de Direito das Mulheres, Associação dos Taxistas, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, Federação de Empregadas Domésticas de Mato Grosso, Conselho Regional de Contabilidade.
 
“Nossos parceiros estão mobilizando as mulheres de suas cidades para que façam caminhada no dia 8, pelo fim da violência doméstica. Tenho certeza que esta ação impedirá que muitas mulheres sofram caladas e tomem coragem para denunciar seus agressores. Assim, como também passarão a educar os filhos sobre o combate à violência doméstica”, destaca Janete Riva.
 
 

Jovem morre em acidente após cruzar avenida em alta velocidade

Jovem morre em acidente após cruzar avenida em alta velocidadeFonte: Olhar Direto
Um jovem de 18 anos morreu depois passar direto em um cruzamento da avenida 31 de Março, em Várzea Grande, e acertar em cheio um veículo que também atravessava a mesma avenida.

Testemunhas disseram ao Olhar Direto que a moto pilotada pela vítima estava em alta velocidade, a cerca de 120 quilômetros por hora, e que o jovem, identificado como ‘Carlão’, teve traumatismo craniano encefálico, bem como diversas fraturas pelo corpo todo.


Na garupa da moto pilotada por ‘Carlão’ estava outro rapaz, que ficou em estado grave, mas sobreviveu ao acidente.


Os acidentes envolvendo motocicletas crescem de maneira descontrolada em Mato Grosso. Somente nos cinco dias de carnaval de 2012, nas áreas de Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste foram confirmadas 25 ocorrências.


Já no norte do estado, em um levantamento que envolve os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, 18 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros. Entretanto, se o interior apresentou números elevados de acidentes, na região metropolitana os índices não ficaram para trás e contaram com 104 notificações de trânsito em Cuiabá e 118 em Várzea Grande.
 

Taques amplia ofensiva sobre Eder Moraes e questiona sua manutenção no governo Silval

 

Fonte: Plantão news

O senador Pedro Taques (PDT) acusa o secretário-executivo da Copa do Mundo 2014, Eder Moraes de incompetente e pede investigação sobre os seus atos. O ex-procurador da República questiona o governador Silval Barbosa (PMDB) do por quê da manutenção de Eder no governo diante de tantas irregularidades praticadas. Taques chegou a chamar Eder de "mentiroso".
Em entrevista hoje pela manhã ao programa Cidade Independente, da Rádio Cidade, de Cuiabá, Pedro Taques ironiza ao afirmar que "o bode está dentro da sala e está cheirando mal" e levanta questionamento da manutenção de Eder Moraes no governo Silval Barbosa.  O senador tem relembrado fatos que por sí já teriam motivado a demissão de Eder do cargo do governo, como o superfaturamento de um painel eletrônico para contagem regressiva do mundial de 2014 e a aquisição (não concluída) de 10 Land Rover por R$ 14 milhões.
A irritação de Pedro Taques tem dentre outros motivos a falta de informações sobre questionamentos feitos à Secretaria da Copa. O senador demonstra preocupação - dentre outras coisas - sobre qual o preço final da passagem do sistema de transporte VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ao cidadão cuiabano. "É uma incognata" tem aponta Taques.
O enfrentamento entre Eder e Taques é apenas mais um capítulo da atuação do secretário da Copa. No ano passado, Eder tratou com hostilidade o ex-diretor da Agecopa, Carlos Brito, durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O embate entre ambos foi contemporizado pelo governador Silval Barbosa que preferiu privilegiar Eder (de então presidente da Agecopa a titular da Secretaria da Copa).
 
 

Acidente entre veículos mata 3 de uma mesma família 

 
Acidente entre veículos mata 3 de uma mesma família <font color=orange>(Imagens fortes)</font> 
Um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo (26), na MT-320, no trecho entre Colíder e Nova Canaã do Norte, matou três pessoas de uma mesma família e deixou quatro feridos.

O acidente ocorreu por volta das 16 horas entre um veículo Uno, de cor branca, onde estavam cinco pessoas de uma família, que ia sentido Colíder / Nova Canaã, e uma caminhonete com duas pessoas, que trafegava em sentido contrário.


De acordo com informações do internauta José de Arimatéia, que estava no local, para desviar-se de um buraco o motorista do Uno, identificado como Júnior Martins, um professor de Educação Física que havia se casado há apenas 15 dias, invadiu a pista contrária e colidiu de frente com a caminhonete.


Como se tratava de uma curva, Júnior, que morreu na hora, provavelmente não conseguiu enxergar o outro veículo que vinha em sentido contrário. O motorista e o passageiro da caminhonete ficaram feridos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.


Além de Júnior, os pais dele, Paulo Martins e Dalzira Alves Ferreira, também morreram no local. Outras duas pessoas, entre elas a esposa de Júnior, Ana Lúcia Martins, sofreram ferimentos graves e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
 
 Silval abre nesta segunda as negociações para manter a base aliada nas eleições de 2012

 24 Horas News



O governador Silval Barbosa (PMDB) abre nesta segunda-feira, a partir das 8hs, as conversas com os presidentes e lideranças dos 14 partidos que formam a base aliada do governo sobre as eleições municipais de 2012. O objetivo é tentar manter a aliança que o reelegeu ao governo do Estado, em 2010, na maioria dos municípios para tentar "barrar" o crescimento da oposição que tenta se reorganizar para a disputa do governo em 2014.
 
A missão de Barbosa é considerada 'espinhosa' por muitos aliados e há alguns que consideram essa possibilidade impossível de ser concretizada, como é o caso do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior, que foi prefeito de ALta Floresta por duas vezes, lembrando que as eleições municipais são totalmente diferentes da estadual porque os interesses regionalizados dos partidos estão em jogo e sempre falam mais alto na hora de se compor uma chapa para a disputa.
 
Além disso, segundo o próprio Ronoaldo, há também os interesses individuais das lideranças que estão no exercício do mandato e os das que pretendem voltar à vida pública seja por meio de uma vaga nas Câmaras Municipais, como vice-prefeitos ou prefeitos. O probhlema é ainda maior nas cidades de médio e grande porte, as que são consideradas pólos regionais, onde há uma convergência maior de recursos para investimentos e uma maior visibilidade política dos que ocupam cargos eletivos. Exemplos disso são: Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá, os três maiores colégios eleitorais de Mato Grosso e cidades importantes como Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Colíder, Cáceres, Barra do Garças e Tangará da Serra, onde pratiocamente todos os partidos com representatividade no Estado querem lançar candidatos próprios a prefeito.
 
Em Rondonópolis, o PMDB tem um grave problema interno para resolver. As maiores lideranças do partido, comandada pelo 'cacique' Carlos Bezerra, deputado federal e o próprio governador Silval Barbosa não querem Zé Carlos do Pátio, candidato natural à reeleição, na disputa pelo fato de que, em 2010, Zé do Pátio simplesmente virou as costas para Silval Barbosa, preferindo apoiar a candidatura do tucano Wilson Santos, ex-prefeito de Cuiabá, a quem chamava abertamente em todas as solenidades oficiais em que Wilson e Silval estavam presentes, de "meu governador". Com a derrota do tucano, Pátio ficou isolado dentro do PMDB (e não poderia ser diferente) e passou também a enfrentar um grande desgaste político e administrativo difícil de ser revertido neste ano eleitoral. O PMDB criou um fórum de partidos aliados na cidade para a escolha de um outro nome com potencial suficiente para assumir a candidatura, ou, na pior das hipóteses, vir a apoiar um outro candidato da base aliada.
 
Na Cidade Industrial, principal reduto eleitoral do DEM, representado pela família Campos, mais especificamente os irmãos Jayme e Júlio Campos, senador e deputado federal respectivamente, o PMDB praticamente rejeitou o acordo proposto pelo PSD, comandado pelo deputado José Riva, para uma aliança em torno da reeleição do atual prefeito, Tião da Zaeli. Tanto, que, já surgiram quatro prováveis pré-candidatos: o atual secretário das Cidades, Nico Baracat, que o governador quer substituir no comando da pasta mesmo que não venha a ser candidato, o deputado estadual Wallace Guimarães, que teve seu desejo de disputar a prefeitura vetado três vezes pelo DEM (desde que era PFL) e agora se vê mais uma vez em risco, no PMDB, o empresário Alan Zanata e o ex-procurador-geral do Estado, João Virgílio.
 
Rompendo o pré-acordo em Várzea Grande, o PMDB dá o direito do PSD ficar livre em Cuiabá, onde já se dispunha a apoiar a candidatura a prefeito do candidato do PMDB, empresário João Dorileo Leal, do Grupo Gazeta de Comunicação, e também lançar candidato, ou, na pior das hipóteses, apoiar uma outra candidatura, o que certamente colocaria a possibilidade de uma vitória peemedebista em risco, vez que, com o peso político que possui hoje no Estado, o PSD pode se transformar no fiel da balança nos municípios onde não tiver candidatura própria. Caso decida lançar alguém apenas para atrapalhar a candidatura de Dorileo Leal, o PSD tem no ex-deputado e ex-diretor da extinta Agecopa, Carlos Brito, a pessoa certa. Brito, além de ser bom de palanque sabe atrair como poucos os holofotes da mídia e, com certeza, ajudaria a garantir o segundo turno das eleições na capital, que pode ter ainda como candidatos o ex-prefeito Roberto França, pelo DEM e o próprio Chico Galindo que, mesmo jurando de pés juntos que não quer disputar a reeleição, tem todos os predicados e 'bala na agulha' para disputar com qualquer um dos adversários até com certa vantagem, sem contar que ele terá o poder da máquina pública nas mãos, uma ferramenta que poucas vezes deixou de ajudar quem está no exercício do mandato.
 
Nos demais municípios citados, há o interesse velado de cada deputado estadual, federal ou senador. Nenhum dos que se consideram representantes políticos dessas cidades vai querer perder espaço político para outro 'colega' e aí, fica quase impóssível colocar todo mundo na mesma mesa para falar a mesma língua. Como se vê, o governador Silval Barbosa e seus negociadores políticos terão muito trabalho pela frente e a reunião desta segunda-feira é apenas um pequeno "aperitivo" do que realmente está por vir.
 

Líder Romoaldo quer tirar Malheiros da Cultura e excluir Emanuel da AL

Fonte: Blog do Romilson


Romoaldo tenta "puxar o tapete" de Emanuel, que pode ficar sem vaga na AL, com possível saída de Malheiros do governo Silval
     Romoaldo Júnior, vice-presidente da Mesa Diretora, começa a se articular com alguns parlamentares entre eles José Riva (PSD) e Sérgio Ricardo (PR), para convencer o governador Silval Barbosa (PMDB) a tirar os deputados dos postos de secretários e, assim, provocar o retorno deles à Assembleia. A maior discussão é em torno da situação de Emanuel Pinheiro, que substitui João Malheiros, secretário de Cultura. O problema é que o republicano passou a contrariar o grupo que tem interesse na eleição da Mesa Diretora, marcada para julho.
    O grupo quer excluí-lo das discussões. Eles entendem que, com a volta de Malheiros, as negociações ficam facilitadas. É por isso que na semana passada Romoaldo saiu em defesa da extinção das pastas de Cultura e Esporte, conduzidas por Malheiros e Antônio Azambuja (PP). Esse assunto deve ser discutido nesta terça (28), durante reunião dos parlamentares com Silval.
    Por enquanto, as articulações em torno do comando da Mesa Diretora favorecem Sérgio. Ele tem o apoio de 18 dos 24 deputados. Apesar disso, alguns parlamentares se articulam para formar frente de oposição. Entre eles estão Guilherme Maluf (PSDB), Luciane Bezerra (PSB), Zeca Viana (PDT) e Mauro Savi.
    O bloco se anima porque o próprio Riva, na presidência pela 5 ª vez, admite que não deve fazer parte da próxima Mesa Diretora no cargo de presidente ou 1º secretário. Eles são 2 dos cargos mais importantes. Cabe ao 1º secretário, enquanto ordenador de despesas, ajudar o presidente a administrar o orçamento mensal de R$ 20 milhões.
    O governo Silval mantém no 1º escalão 3 deputados estaduais, sendo eles Malheiros, Azambuja e Teté Bezerra, que comanda a pasta do Turismo. O PMDB fez essa composição justamente para contemplar os suplentes que, agora, estão em apuros com a possibilidade de perderem a cadeira.
 

Homem é encontrado morto em Várzea 

Grande

 
Um homem foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (27), com várias perfurações por arma de fogo, no bairro Colinas Verdejantes, em Várzea Grande. Segundo a Polícia, o homem tem entre 30 e 35 anos, mas não portava nenhuma documentação.
Populares acionaram a Polícia quando ouviram disparos por volta das 02:00 da madrugada. O homem foi encontrado atrás de um motel. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá investigar o crime, mas suspeita-se que a vítima tinha relações com o tráfico de drogas, já que 6 papelotes contendo basta-base de cocaína foram encontrados jogados próximo ao corpo.

Silval protela saída do PSD, mas não 

recusará entrega de cargos

 Fonte: Gazeta Digital
O governador Silval Barbosa (PMDB), terá alguns dias a mais de fôlego, já que hoje deverá ir à Brasília para diversas audiências e por onde permanecerá até na próxima quarta-feira (29), quando deverá estar de volta a Mato Grosso. Até na quinta-feira, 1º de março, data marcada para o PSD, por livre e espontânea vontade devolver os cargos, todos os esforços serão no sentido de convencer a sigla a permanecer como aliada do Governo do Estado, mas se houver insistência na devolução dos cargos, o governador vai aceitar e promover a troca dos titulares.
"Tudo está sendo feito para que o PSD permaneça por se entender a importância da sigla na sustentação política do Governo Silval Barbosa, mas se isto não for possível o governador tomará as medidas que julgar necessárias e promoverá as alterações que poderão ser muito mais profundas do que o próprio PSD imagina", disse uma alta fonte do Palácio Paiaguás, sinalizando que no final de semana o governador esteve reunido discutindo a questão e preparando para se necessário tomar as providências.
A decisão do PSD, considerada por muitos como impensada, já que em nenhum momento avaliou a posição do partido, que detém o cargo de vice-governador do Estado na pessoa de Chico Daltro, justamente o presidente do PSD Regional, poderá ter repercussões ainda maiores para a própria agremiação, já que os outros partidos aliados como o PR sinalizaram e reforçaram o apoio a administração estadual, mantendo assim a maioria dos votos dos 24 deputados estaduais.
O PSD detém hoje, além do presidente da Assembleia, José Riva, os votos dos deputados Walter Rabello que é independente e pode significar o fiel da balança, já que em alguns matéria ele vota com o governo e em outras contra; os deputados Airton Português; o suplente Luizinho Magalhães que pode perder a vaga para o titular, Antônio Azambuja, atual secretário de Esportes mas que permaneceu no PP e aliado do Governo do Estado. Já a vaga ocupada por Gilmar Fabris que era do DEM e migrou para o PSD, poderá ser ocupada novamente pelo titular, Zé Domingos Fraga, também Democrata que migrou para o partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Outro deputado é Baiano Filho que deixou o PMDB e foi para o PSD.
Sem suplentes, só titulares, o PSD detém cinco vagas e na melhor das hipóteses fica atrás do PR que hoje detém 7 deputados, mas 2 são suplentes, sendo que o titular de uma das vagas é do PR, João Malheiros, secretário de Cultura e outro é do PMDB, a secretária de Turismo, Teté Bezerra.
A contabilidade do governo do Estado é para saber qual o tamanho do problema que ele teria caso o PSD efetivamente passasse para a oposição, assumindo o papel de oposição, que por enquanto está restrito a críticas, sem ações imediatadas. 
O fato do partido só falar através do deputado José Riva, centra na figura do mesmo o descontentamento do partido com o governo do Estado, mas é frequente e recorrente a presença dos deputados do PSD no Palácio Paiaguás, como se não existisse problemas na relação política entre o partido e o governo. O próprio deputado federal, Eliene Lima, presidente do Diretório Municipal do PSD em Cuiabá sinalizou na semana passada ser contra a saída do partido do bloco de apoio ao governo. Este sentimento seria o mesmo de outros parlamentares que evitam se expor para não provocar mais confronto interno dentro da agremiação.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Silval anuncia curso

Após anos de luta, a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) vai dar um passo fundamental no mundo acadêmico, pois o governador Silval Barbosa (PMDB) anuncia no próximo dia 1º de março a implantação definitiva do curso de Medicina em Cáceres, município sede a Unemat. 

Fonte:Gazeta digital

Após "sangrar" o governo, deputado quer levar o PP a romper com Silval

Fonte: Blog do Romilson


Após plantar "bombas" na gestão Silval Barbosa, Pedro Henry quer abandonar o "barco"; Azambuja deve voltar para AL
    Após Pedro Henry arrumar confusão no Governo, tirando proveito político, ele já sugeriu internamente que o PP siga o exemplo do PSD e entregue os cargos. Do primeiro escalão, os progressistas seguem no comando das pastas de Saúde, sob Vander Fernandes e Esportes e Lazer, com o deputado estadual licenciado Carlos Azambuja. Há outros representantes progressistas em postos que vão desde o 2º escalão até o 4º.
    Nos bastidores, o comentário é de que a estratégia de Henry, em endurecer o discurso com o governador Silval Barbosa (PMDB), não passa de pressão política por mais espaço. Por outro lado, há outros que consideram como verdadeira a sinalização do cacique do PP, porque percebeu que o barco está afundando.
    O curioso é que o próprio Henry contribuiu para o desgaste da gestão Silval, que tem um ano integral e outros 9 meses desde a renúncia do então governador Blairo Maggi (PR). Henry armou a maior confusão ao implantar as OSSs na gestão de hospitais. Tentou, sem êxito, estadualizar os prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande e se apresentou como o secretário-solução.
    Ele também atrasou, em 6 meses, o repasse de praticamente todos os municípios, provocando revolta entre os prefeitos. De quebra, deixou Silval numa saia justa, com dupla nomeação, forçando o governador a exonerá-lo, com ato retroativo, necessário para evitar a cassação do parlamentar.
    Enquanto o PP começa a focar no possível rompimento, Silval discute reforma no seu secretariado. Se as duas propostas forem confirmadas, quem ganha é a população, porque caciques como Henry deixariam de mandar no governo.

Mato Grosso é o único com 3 sorotipos de dengue

Mato Grosso é o único estado do Brasil com 3 sorotipos da dengue circulante. Relatório do Ministério da Saúde mostra que a população local está exposta ao DEN1, DEN2 e DEN4 e corre mais risco de contrair a forma grave da doença.
O balanço epidemiológico nacional da dengue realizado este ano em 536 municípios de 22 estados, por meio do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), aponta que a amostragem encaminhada por Mato Grosso ao MS contava com 50% dos casos positivos. Destes, 50% eram referentes ao DEN2, 25% de DEN1 e outros 25% de DEN4.
Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou que o último sorotipo já está circulante em Cuiabá, Várzea Grande e região de Diamantino, especialmente no município de Nobres (146 km a médio-norte da Capital). A gestão pública investiga ainda se o DEN4 está presente nas cidades ao norte do Estado, como Sinop, Juara, Colíder e Sorriso. O primeiro caso foi identificado oficialmente pela SES este mês, em Várzea Grande.

"Foi uma calúnia para prejudicar Cuiabá", diz Eder

 Fonte:Midia News
O secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Eder Moraes, criticou duramente a reportagem veiculada pelo canal de esportes ESPN Brasil, que critica a organização e o gerenciamento da Copa do Pantanal e relaciona Moraes ao episódio de suposta corrupção envolvendo o pagamento de cartas de crédito no Estado.

“Foi uma divulgação caluniosa, parcial, inverídica e discriminatória para Cuiabá. O conteúdo exibido não corresponde à realidade. Só serviu para agradar a interesses escusos de quem bate e esconde a mão com o objetivo único de prejudicar Cuiabá”, afirmou ao Midianews.

De modo contundente, Moraes criticou, por exemplo, o dado de que 9 de cada 10 moradores de Cuiabá são moradores de favelas, conforme exibido pela reportagem da ESPN.

“Isso não tem procedência alguma. Basta observar os índices sociais de Cuiabá de forma criteriosa. Estamos vivendo um boom na construção civil e o comércio está aquecido, mantendo o ritmo de vendas. Isso só reflete a tentativa de desmerecer Cuiabá como cidade sede da Copa de 2014”, criticou.

Nos bastidores, sabe-se que Eder Moraes tem citado o senador Pedro Taques (PDT) como um dos que atuariam para prejudicar a Copa do Pantanal. Segundo ele, “forças políticas” se movem com o propósito de desqualificar Cuiabá e a Copa em Cuiabá com objetivos eleitorais visando ao Palácio Paiaguás nas eleições de 2014.

“Há mais de 10 anos Mato Grosso registra crescimento invejável do PIB (Produto Interno Bruto), comparado à economia chinesa. Houve dificuldades financeiras, mas, sempre superadas de forma extraordinária, o que incomoda a grupos poderosos. Por isso tem essas articulações. Mas, a sociedade cuiabana e mato-grossense está consciente disso e apoia as iniciativas de melhoria na Capital e Estado. Não podemos admitir que interesses eleitorais se sobreponham aos do Estado”, afirmou.

Eder Moraes sustenta que o resultado final das obras da Copa do Mundo será colocar Cuiabá em uma nova condição social e Mato Grosso como protagonista de grandes eventos. Este é um dos fatores que, em sua visão, incomoda quem está fora do contexto da organização do Mundial - inclusive em outras regiões.

“Não se aceita que, nos rincões do Centro Oeste, sejam feitas políticas públicas eficientes que dêem melhor capital político ao Estado. Enfrentamos problemas sim, mas Mato Grosso é imbatível contra abutres que querem tirar proveito do Estado e temem o processo de desenvolvimento”, atacou.

Rigidez

Quanto às desapropriações de imóveis que irão ocorrer em virtude das obras da Copa do Mundo em trechos das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, Eder Moraes negou que qualquer trabalho venha a prejudicar a classe trabalhadora - tese usada no vídeo da ESPN.

“Em todas as etapas estão sendo cumpridas as normas da legislação e a exigência dos laudos técnicos. São trabalhos minuciosos, por isso mesmo, ainda não foi dada a largada”, disse.

Moraes afirmou que está seguro em trabalhar pelo bem da coletividade e focado na conclusão das obras da Copa do Mundo, sempre pensando na melhoria da qualidade de vida da população.

“O governador Silval Barbosa determinou que seja cumprida a missão de honrar todos os compromissos firmados para garantir Cuiabá na Copa do Mundo de 2014. Estou a serviço do interesse social para ajudar na melhoria de Cuiabá e Mato Grosso e o povo está unido para conseguir esses avanços”, afirmou.


Wallace se lança como candidato do PMDB em Várzea Grande e descarta 'fritura'

Fonte:24HorasNews


Pré-candidato à prefeitura de Várzea Grande, o deputado federal Wallace Guimarães (PMDB) não gosta nem de pensar em uma possível “fritura” de seu partido, como aconteceu em 2008, quando integrava os quadros do DEM e foi tirado da disputa pela família Campos.
Acreditando que o PMDB terá uma postura bem diferente e que vai ser transparente em sua escolha de candidato, Wallace disse que apenas lançou sua pré-candidatura e que esta aberto a disputar o direito de ser candidato pelos peemedebisas. Garante, entretanto, que se após uma pesquisa a ser encomendada pelo Diretório Municipal surgir um nome com condições de vencer o pleito, não terá problemas em abandonar a candidatura e trabalhar pela vitória peemedebista.
 
O parlamentar descarta completamente os efeitos de 2008 quando foi “fritado” pela família Campos e teve de engolir a candidatura do hoje deputado federal Júlio Campos (DEM)
 
“Eu prefiro acreditar que uma possível fritura não irá ocorrer, o PMBD não tem esse estilo de fazer política. Quero acreditar que ao sair o resultado da pesquisa eu terei o apoio de todos do partido, inclusive do secretário de cidades, Nico Baracat, e do presidente regional e deputado federal Carlos Bezerra. E se por um acaso eu não estiver bem nas pesquisas, com certeza irei dar todo meu apoio a quem quer que seja o escolhido.”
 
O PMDB tem quatro nomes colocados como pré-candidatos a prefeito por Várzea Grande: O deputado estadual Wallace Guimarães; o secretário estadual de Cidades, Nico Baracat; o procurador do Estado, João Virgílio Sobrinho; e o empresário Alan Zanata.
 

Um morre e outro é ferido em bar de 

Cuiabá

Duas pessoas foram baleadas enquanto estavam em um bar, no bairro Novo Colorado, em Cuiabá. Julielton Lázaro Rodrigues da Cruz, 24, morreu no local e Jorcinei da Silva, 42, ficou ferido e foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Segundo a unidade, ele está fora de perigo.
Populares informaram ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) terem ouvido 3 tiros em um lugar conhecido como "Bar da Nivalda", no bairro Novo Colorado, no início da madrugada de hoje (25). Ao chegarem no local, os policiais encontraram as duas vítimas caídas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e socorreu as duas vítimas, mas Cruz não resistiu aos ferimentos morreu. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Decidido, José Riva reafirma que PSD deixa governo Silval em março


 
Fonte: O Documento
O presidente da Assembleia Legislativa e um dos principais líderes do PSD em Mato Grosso, deputado José Riva, afirma que a decisão da legenda de entregar os cargos ao governador Silval Barbosa (PMDB) é irrevogável e deverá ser respeitada por todos os correligionários até 1º de março.
A declaração é uma resposta ao deputado federal Eliene Lima (mesmo partido), que vem defendendo permanência no staff estadual.


Verba da Secom vai para "duas ou três empresas", diz Onofre Ribeiro

 Fonte:Caldeirão Político
"Infelizmente, toda verba publicitária do Governo fica na mão de duas ou três empresas que não trabalham numa mesma linha de atuar de mãos dadas pelo desenvolvimento", disse em entrevista ao programa Caximbocó (Rádio Cidade FM).

A afirmação é do ex-secretário adjunto estadual de Comunicação Social, jornalista Onofre Ribeiro. Na sexta-feira, em entrevista no programa de rádio CAXIMBOCÓ na capital mato-grossense, o jornalista disse que o governador Silval Barbosa (PMDB) vem cometendo erro primário na divisão dos recursos destinados a imprensa.
A Secom do governo de Mato Grosso gastou no ano passado R$ 60 milhões. A maior parte foi para "duas ou três empresas". A situação ficou mais crítica, segundo informação extra-oficial, depois da lberação de R$ 1,5 milhão para uma emissora de TV local divulgar corrida de rua em janeiro. Para bom entendedor meia palavra basta.
Osmar de Carvalho, secretário de Comunicação, deixará a pasta na próxima semana. No seu lugar assumirá Carlos Rayel, com histórico nada recomendável, como já divulgou o Caldeirão Político.


Padrasto é preso por abuso sexual

Um homem acusado de estupro de vulnerável e ameaça contra a enteada de 11 anos foi preso pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil, na tarde da sexta-feira (24), em Cuiabá. O suspeito, Valmir Marinho da Silva, 30, teve a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica de Cuiabá.

 

Prefeito de Várzea Grande defende fechamento de bares após às 23h00

Bares e lanchonetes de Várzea Grande podem ter horários de atendimentos diferenciados. Autoridades já pensam em criar Lei Seca para diminuir os índices de violência no município. A medida está sendo analisada por uma comissão composta por representantes de diversos segmentos. Do inicio do ano até hoje foram registrados 22 assassinatos na cidade.
O prefeito Sebastião Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (PSD), é a favor da medida. “A violência tem crescido de forma assustadora e precisamos tomar ações que possam tranqüilizar a população local. Se for necessário iremos sim criar a Lei Seca”, pontuou o prefeito.
O promotor de Justiça Alan Sousa também é a favorável a medida principalmente para os estabelecimentos que comercializam somente bebidas alcoólicas. “A criação de uma Lei específica é que vai estabelecer os horários e as formas de atuação de cada setor, levando em consideração o serviço prestado por cada segmento”, disse.
Para o promotor a medida não visa o fechamento de estabelecimento comercial, mas a proibição de venda de bebidas com teor alcoólico a partir de uma determinada hora. “O horário para a proibição de vendas das bebidas devem ser estipulados a partir das 23 horas”, completou.
LEI SECA – É uma denominação popular dada à proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas.
No Brasil, apesar da designação comum, não existe a lei seca, mas dispositivos legais que visam coibir o consumo de bebidas alcoólicas em determinadas situações ou períodos. Um exemplo disso é a restrição de consumo imposta durante a época das eleições. O período de proibição varia de acordo com a legislação de cada estado.
O expediente é usado também por muitas cidades numa tentativa de conter os índices de violência. Geralmente em dias úteis da semana, no período da madrugada, os bares são proibidos de funcionar e o comércio de bebidas, reprimido. 

Governador dá carta branca e anuncia 
marketeiro da campanha na Secom
 Fonte: O Documento

 Após uma reunião na manhã de hoje no palácio Paiaguás, o governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou que o publicitário carioca Carlos Rayel será o novo secretário estadual de Comunicação Social. Ele entrará na vaga do jornalista Osmar Carvalho, que deixou o cargo sob a alegação de que vai se "oxigenar" profissionalmente.
Silval Barbosa explicou que optou por Rayel pelo fato dele ter comando o marketing da campanha a reeleição, em 2010. Antes, o marketeiro havia trabalhado com os ex-governadores de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), e do Rio de Janeiro, Anthony garotinho (PMDB).
Durante o encontro de hoje, o governador disse ao secretário que pretende mudar a imagem da gestão que começa a apresentar índices negativos. Para isso, Silval deu total autonomia para o profissional.
A solenidade de posse deverá acontecer na próxima semana. Carlos Rayl administrará um orçamento anual de cerca de R$ 40 milhões, além de outros R$ 28 milhões que serão destinados para divulgação de ações relacionadas a Copa do Mundo de 2014 em que Cuiabá será uma das sedes.