Contador de Acessos

contador de visitas para blogger

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Carlos Rayel assumirá o comando da Secretaria de Comunicação

O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou ontem que o publicitário Carlos Rayel vai assumir o comando da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) na próxima semana. Rayel, que foi o marqueteiro da campanha à reeleição de Silval em 2010, vai substituir Osmar Carvalho que pediu demissão do cargo há duas semanas.
A mudança no comando da Secom não representa o início de uma reforma administrativa no staff do governo como vem sendo divulgado. De acordo com o governador, não existe reforma, nem minirreforma e sim ajustes pontuais em seu secretariado.
“Não pretendo fazer uma reforma e sim alterações pontuais que são normais em qualquer governo. Esses ajustes em nenhum momento vão alterar a rotina administrativa do governo ou provocar a descontinuidade das ações”, declarou Silval em entrevista exclusiva à Folha do Estado.
Com relação as mudanças nos cargos que atualmente são ocupados pelo PSD, o governador Silval Barbosa disse que está na expectativa do partido comandado pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, entregar os cargos no dia 1º de março, como vem anunciando.
“O PSD é um partido aliado do governo e lamentamos muito essa decisão. No entanto, estou aguardando a oficialização da entrega dos cargos para começar a pensar nas substituições dos secretários indicados pelo partido”.
O PSD indicou dois secretários de Estado, deputado estadual José Domingos Fraga (Desenvolvimento Rural) e Adriano Breuning (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia). A sigla também vai entregar a presidência do Centro de Processamento de Dados do Estado (Cepromat), que é comandado por Wilson Teixeira, o Dentinho.
Questionado sobre os possíveis substitutos para os cargos que ficarão vagos, o governador reafirmou que ainda não existe nada definido até porque o partido vai oficializar a entrega dos cargos na próxima quinta-feira. No entanto, Silval garantiu que a escolha será técnica.
“O perfil dos novos secretários será técnico”, frisou o peemedebista.
Com o posicionamento do governador está descartada a briga política pelas secretarias que são do PSD. Isso reforça ainda a tese de que apesar de administrar com o apoio de uma ampla base aliada, Silval Barbosa tenha composto seu governo com perfis técnicos.

Pedro Taques prevê que Eder Moraes vai transformar Silval em réu na Justiça

Redação 24 Horas News



A briga entre o senador Pedro Taques (PDT) e o secretário Eder Moraes aumenta de proporção a cada dia que passa e já se tornou uma disputa pessoal entre ambos. Taques voltou a 'detonar' Eder Moraes, da Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo 2014, na manhã desta segunda-feira, durante entrevista ao programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM (94,3). "Incompetente", "mal intencionado" e "inconsequente", foram alguns adjetivos utilizados pelo senador pedetista para classificar o dirigente da Secopa, alegando que Moraes sempre que cobrado a dar transparência em alguma ação referente as obras da Copa do Mundo e ao VLT, principalmente, tenta se fazer de vítima e jogar a opinião pública contra quem pediu a informação.
"Esse moço (Eder Moraes) ainda vai transformar o governador Silval Barbosa (PMDB) em réu por conta dos sucessivos erros que vem cometendo. Ele se acha dono da Secopa e que não tem de prestar contas a ninguém sobre o andamento dos trabalhos, se esquecendo de que, quando o governador Silval Barbosa decidiu extinguir a Agecopa e criar a Secopa ligada ao seu gabinete, chamou para si todas aas responsabilidades. Portanto, o que de bom ou de ruim acontecer com relação às obras da Copa do Mundo de 2014 vai refletir diretamente na pessoa do governador e, sinceramente, do jeito que as coisas estão caminhando, que, vai acabar pagando o pato é o governador", disse Taques.
O senador mato-grossense argumentou ainda que Eder Moraes tem se recusado a fornecer qualquer tipo de informação que ele solicita sobre a Secopa, evitando dar transparência na aplicação do dinheiro público.
"Eu não vou abrir mão da minha prerrogativa constitucional de fiscalizar a aplicação do dinheiro público mesmo sendo a Secopa a única entre as 12 gestoras das obras da Copa do Mundo que não torna público onde, como e porque estão sendo aplicados os recursos públicos. Não tenho satisfações a dar ao senhor Eder Moraes, meu compromisso é com Mato Grosso e com a população que deverá ser beneficiada com essas obras e que tem o direito de saber quanto vai custar e, no caso do VLT, quanto vai pagar de passagem em um investimento tão alto. A copa do Mundo, independente dos jogos que serão disputados, tem que deixar legados e esses legados não são obras particulares desse moço", dispara.
Pedro Taques também questionou a evolução patrimonial do secretário Eder Moraes, comparando tudo o que recebeu no Estado desde que era presidente da MT Fomento com as aquisições pessoais que fez. "Contando todo o tempo em que ele dirigiu a MT Fomento, foi secretário de Fazenda, depois da Casa Civil, presidente da Agecopa e agora secretário da Secopa, os valores devem girar em torno dos R$ 400 mil, porém, sua evolução patrimonial cresceu absurdamente e eu quero saber se a Receita Federal sabe disso, se tudo está incluso na sua declaração do Imposto de Renda", alfineta o senador.
Também responsabilizou o governador Silval Barbosa pelo fato de Eder Moraes ter se transformado em "intocável" no Governo. "Eu disse ontem (domingo) por telefone ao governador Silval Barbosa que iria criticá-lo hoje, nesta entrevista pro causa dos procedimentos do secretário da Secopa.
Disse que ele (Silval Barbosa) é o responsável direto por todas as ações desse cidadão e que isso vai refletir direto na sua imagem. Eu não entendo como que alguém que foi o responsável pelo caso das Cartas de Crédito, uma vez que era o secretário de Fazenda e, portanto, ordenador de despesas, pela implosão da Agecopa, pelo envolvimento direto no escãndalo dos maquinários, no programa "MT 100% Equipado e 40% roubado", ainda continue dando as cartas no governo dessa maneira. Parece que o governador teme Eder Moraes de alguma forma. A mim ele não assusta e é bom que se diga que, quando ele (Eder) ainda era gerente do BIC Banco, eu já estava combatendo o crime organizado e nunca me atemorizei, portanto, não vai ser agora que isso vai acontecer", completa Pedro Taques.

Começa o ano eleitoral

Fonte: Caldeirão Político
Até agora as conversas foram nos bastidores, mas, passado o Carnaval, os partidos dão inicio - oficialmente - ao ano eleitoral.
Nesta segunda-feiras partidos tinha reuniões marcadas para discutir as eleições de 7 de outubro.
O PT e o PSDB.
A cúpula estadual será analisado o panorama eleitoral no Estado com especial atenção para a Capital, onde os petistas se dividem entre candidatura própria e aliança com o PSB ou PMDB de Dorileo Leal.
No PSDB, que já definiu apoio à eleição do deputado estadual Guilherme Maluf a prefeitura da capital.
Segundo o deputado, será estabelecido um cronograma de trabalho até o prazo das convenções (junho) e estão previstos pelo menos cinco encontros no Estado visando preparar os candidatos tucanos às eleições de outubro.

Vereador de Nova Mutum morre em acidente na MT-242

Clique para ampliar
Vereador de Nova Mutum morre em acidente
 
 Fonte: Midia News
O vereador Eurico Aparecido da Silva, de Nova Mutum, a 269 quilômetros de Cuiabá, morreu ao sofrer acidente na MT-242 no município de Alto Boa Vista, distante 1.064 km da capital, neste domingo (26), segundo informações da Polícia Militar do município. Ele tinha 65 anos e estava no exercício do segundo mandato.

De acordo com o policial Marcos Paulo Ramos Barbosa, de Alto Boa Vista, a equipe médica da unidade de saúde para onde o parlamentar foi levado informou que ele teve uma perfuração no pulmão e não resistiu aos ferimentos.

Ainda conforme a PM, o vereador estava conduzindo uma caminhonete e provavelmente teria perdido o controle do veículo e capotou. Ele foi arremessado para fora do carro. Um homem que estava no carro junto com o vereador ficou ferido, mas o estado dele não é grave.

A outra vítima, cujo nome ainda não foi divulgado, foi encaminhada para uma unidade de saúde de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá, para ser atendido. O corpo do parlamentar deverá ser levado de Alto Boa Vista para Nova Mutum onde será velado nesta segunda-feira (27).

Deputados estaduais defendem que os secretários coloquem cargos à diposição para Silval 'ficar à vontade'

 Deputados estaduais defendem que os secretários coloquem cargos à diposição para Silval 'ficar à vontade' 
Fonte: Olhar Direto
Todos os secretários de Estado precisam ter desprendimento, neste momento difícil, e entregar seus cargos para que o governador Silval Barbosa possa ficar à vontade e promover uma reforma administrativa ampla e com apoio de seus aliados políticos.

A avaliação foi feita por pelo três deputado estaduais ouvidos pelo
Olhar Direto, nas últimas 48 horas. No ponto de vista dos parlamentares, o momento político é fulcral porque a administração estadual precisa de uma reavaliação em caráter de emergência.

"Muitos secretários não cumpriram suas obrigações, literalmente, e precisam ter o desprendimento necessário para fazer uma autoanálise. Mas mesmo os que cumpriram seus objetivos, sejam eles orçamentários ou financeiros, também devem entregar seus cargos", afirmou um dos deputados.


A questão central é uma só: o governo do Estado passou muitas dificuldades em 2011, sobretudo financeiramente, e a hora é de reflexão, de reavaliar o que deu errado e os bons resultados para servirem de paradigmas.


"O PSD teve uma iniciativa que eu particularmente não concordo, mas também não podemos aceitar uma situação como essa é um déficit que pode estar acima de R$ 1 bilhão. É um quadro que me preocupa muito, assim como outros deputados. Essa semana será decisiva", ponderou um segundo parlamentar situacionista ouvido pelo
Olhar.

Em verdade, a insatisfação política com a administração estadual como um todo, sem discriminar qualquer membro do primeiro escalão, é mais do que notória. Silval Barbosa teve dificuldades no primeiro ano de seu governo e uma reavaliação é mais do que necessária e urgente.


Para o
Olhar, o governador tem afirmado informal e formalmente que, de fato, fará algumas modificações no primeiro escalão, mas 'serão pontuais'. "Vamos aguardar o que o PP pretende fazer e dialogar, mas em algumas situações pontuais, nós vamos mudar sim", afirmou Barbosa, no último sábado.

Um dos deputados ressaltou que Silval precisa "dar um choque de gestão" agora sob pena de "experimentar nova onda de desgaste".


"2011 foi um ano muito ruim, mas 2012 pode ser pior se esta equipe for mantida. Algumas peças não funcionam. Tem secretário que não atende secretários, não atende prefeito e eu acho que não ouvem nem o governador. Tá tudo parado", enfatizou o terceiro parlamentar ouvido pela reportagem.

 Prefeito de VG aumenta salários da Guarda Municipal
  24 Horas News



O prefeito Sebastião dos Reis Gonçalves, o "Tião da Zaeli" (PSD), participou nesta quinta-feira de um almoço em comemoração aos 12 anos de criação da Guarda Municipal de Várzea Grande. Na ocasião ele assinou o projeto de Lei que concede ajuste salarial aos policiais do município.
 
O documento será encaminhado a Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. “Reconheço o serviço prestado pelos guardas e nada mais justo que dar, além de condição de trabalho, um salário melhor para que possam manter com dignidade as suas famílias”.
 
O prefeito disse ainda que pretende transferir a base da Guarda Municipal para a região central. “Nada contra o bairro Cristo Rei, onde está localizada a base do comando, mas na região central o órgão de segurança terá uma maior abrangência”, pontuou.
 
Já o comandante da GM, Louriney Silva, agradeceu a iniciativa do prefeito e destacou a criação da Guarda Municipal. “Essa data tem vários significados para todos nós, estamos completando mais um ano de fundação e ao mesmo tempo recebendo a informação de que teremos, a partir de março, reajuste salarial. Há tempos esperamos essa boa nova e o prefeito atendeu a nossa solicitação. Temos sim motivos para comemorarmos essa data importante em todos os aspectos”.
 
Para Louriney um dos grandes desafios da Guarda Municipal ao longo desses 12 anos era o reconhecimento da população. “Felizmente conseguimos conquistar a simpatia e o respeito dos várzea-grandenses, e isso não tem preço”, completou.
 
AL anuncia ações alusivas ao Dia 
Internacional da Mulher
  24 Horas News



A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso preparou uma intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. Mais uma vez, o combate à violência contra a mulher está em pauta. E será lançada nesta quinta-feira (01.03), às 15 horas, no Auditório Milton Figueiredo da AL/MT, a campanha ‘Mato Grosso Respeitando a Mulher’, que terá abrangência em todo o Estado, com a realização de palestras e distribuição de camisetas, “uma forma de conscientizar a população sobre a importância de denunciar os agressores e também de educar os filhos”, diz a coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva.
 
No lançamento será apresentado um documentário intitulado de “Mudança”, um registro sobre o drama de mulheres vivido dentro da própria casa. Expectativa é a de mobilizar a sociedade mato-grossense em geral, para que todos abracem essa causa, dando um basta na violência doméstica, informa Janete. Todos os 141 municípios participam graças às parcerias firmadas, inclusive, com a Associação das Primeiras-Damas dos Municípios – APDM. Os lojistas também foram convidados a ajudar na divulgação estampando suas vitrines com camisetas da campanha.
 
Ao longo do dia 08 de março várias ações serão realizadas. Às 9 horas, no Auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, acontece uma apresentação do documentário “Lá em casa quem manda é o respeito”; o lançamento da Cartilha Nacional da Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – COPEVID; a peça teatral “Veja você, Margarida” e a palestra do promotor de Justiça, João Maria Rodrigues Filho, com o tema: “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Lei Maria da Penha”.
 
Já, às 15 horas, no Auditório Milton Figueiredo, acontece mesa redonda sobre “Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Necessidade de Implementação de Políticas Públicas no Estado de Mato Grosso”, com as mediadoras Janete Riva e Roseli Barbosa, primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso.
 
E com as debatedoras: Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, promotora de Justiça, presidente da COPEVID e coordenadora das Promotorias de Violência Doméstica de Cuiabá; Ana Emília Iponema Brasil Sotero, superintendente de Políticas para Mulheres de Mato Grosso; Ana Cristina Silva Mendes, juíza de Direito, presidente do FONAVID, coordenadora das Varas de Violência Doméstica de Cuiabá; Ana Lúcia Ricarte, advogada, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da OAB-MT) e Daniela Silveira Maidel, delegada da Delegacia da Mulher de Várzea Grande-MT.
 
Na sequência, às 17 horas, acontece a ‘Caminhada pelo Fim da Violência de Gênero’. Com saída da AL até o Pantanal Shopping - local onde as mulheres terão atendimento o dia todo das delegacias de polícia e Defensoria Pública. Essa ação também ocorrerá nos shoppings Goiabeiras e Três Américas. Além disso, serão feitas intervenções urbanas, com teatro invisível nos cinco principais terminais de ônibus de Cuiabá e grafitagem da CUFA em muro cedido pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.
 
A campanha conta com o apoio também do Ministério Público, conselhos de Direito das Mulheres, Associação dos Taxistas, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, Federação de Empregadas Domésticas de Mato Grosso, Conselho Regional de Contabilidade.
 
“Nossos parceiros estão mobilizando as mulheres de suas cidades para que façam caminhada no dia 8, pelo fim da violência doméstica. Tenho certeza que esta ação impedirá que muitas mulheres sofram caladas e tomem coragem para denunciar seus agressores. Assim, como também passarão a educar os filhos sobre o combate à violência doméstica”, destaca Janete Riva.
 
 

Jovem morre em acidente após cruzar avenida em alta velocidade

Jovem morre em acidente após cruzar avenida em alta velocidadeFonte: Olhar Direto
Um jovem de 18 anos morreu depois passar direto em um cruzamento da avenida 31 de Março, em Várzea Grande, e acertar em cheio um veículo que também atravessava a mesma avenida.

Testemunhas disseram ao Olhar Direto que a moto pilotada pela vítima estava em alta velocidade, a cerca de 120 quilômetros por hora, e que o jovem, identificado como ‘Carlão’, teve traumatismo craniano encefálico, bem como diversas fraturas pelo corpo todo.


Na garupa da moto pilotada por ‘Carlão’ estava outro rapaz, que ficou em estado grave, mas sobreviveu ao acidente.


Os acidentes envolvendo motocicletas crescem de maneira descontrolada em Mato Grosso. Somente nos cinco dias de carnaval de 2012, nas áreas de Rondonópolis, Jaciara, Campo Verde e Primavera do Leste foram confirmadas 25 ocorrências.


Já no norte do estado, em um levantamento que envolve os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, 18 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros. Entretanto, se o interior apresentou números elevados de acidentes, na região metropolitana os índices não ficaram para trás e contaram com 104 notificações de trânsito em Cuiabá e 118 em Várzea Grande.
 

Taques amplia ofensiva sobre Eder Moraes e questiona sua manutenção no governo Silval

 

Fonte: Plantão news

O senador Pedro Taques (PDT) acusa o secretário-executivo da Copa do Mundo 2014, Eder Moraes de incompetente e pede investigação sobre os seus atos. O ex-procurador da República questiona o governador Silval Barbosa (PMDB) do por quê da manutenção de Eder no governo diante de tantas irregularidades praticadas. Taques chegou a chamar Eder de "mentiroso".
Em entrevista hoje pela manhã ao programa Cidade Independente, da Rádio Cidade, de Cuiabá, Pedro Taques ironiza ao afirmar que "o bode está dentro da sala e está cheirando mal" e levanta questionamento da manutenção de Eder Moraes no governo Silval Barbosa.  O senador tem relembrado fatos que por sí já teriam motivado a demissão de Eder do cargo do governo, como o superfaturamento de um painel eletrônico para contagem regressiva do mundial de 2014 e a aquisição (não concluída) de 10 Land Rover por R$ 14 milhões.
A irritação de Pedro Taques tem dentre outros motivos a falta de informações sobre questionamentos feitos à Secretaria da Copa. O senador demonstra preocupação - dentre outras coisas - sobre qual o preço final da passagem do sistema de transporte VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ao cidadão cuiabano. "É uma incognata" tem aponta Taques.
O enfrentamento entre Eder e Taques é apenas mais um capítulo da atuação do secretário da Copa. No ano passado, Eder tratou com hostilidade o ex-diretor da Agecopa, Carlos Brito, durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O embate entre ambos foi contemporizado pelo governador Silval Barbosa que preferiu privilegiar Eder (de então presidente da Agecopa a titular da Secretaria da Copa).
 
 

Acidente entre veículos mata 3 de uma mesma família 

 
Acidente entre veículos mata 3 de uma mesma família <font color=orange>(Imagens fortes)</font> 
Um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo (26), na MT-320, no trecho entre Colíder e Nova Canaã do Norte, matou três pessoas de uma mesma família e deixou quatro feridos.

O acidente ocorreu por volta das 16 horas entre um veículo Uno, de cor branca, onde estavam cinco pessoas de uma família, que ia sentido Colíder / Nova Canaã, e uma caminhonete com duas pessoas, que trafegava em sentido contrário.


De acordo com informações do internauta José de Arimatéia, que estava no local, para desviar-se de um buraco o motorista do Uno, identificado como Júnior Martins, um professor de Educação Física que havia se casado há apenas 15 dias, invadiu a pista contrária e colidiu de frente com a caminhonete.


Como se tratava de uma curva, Júnior, que morreu na hora, provavelmente não conseguiu enxergar o outro veículo que vinha em sentido contrário. O motorista e o passageiro da caminhonete ficaram feridos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.


Além de Júnior, os pais dele, Paulo Martins e Dalzira Alves Ferreira, também morreram no local. Outras duas pessoas, entre elas a esposa de Júnior, Ana Lúcia Martins, sofreram ferimentos graves e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
 
 Silval abre nesta segunda as negociações para manter a base aliada nas eleições de 2012

 24 Horas News



O governador Silval Barbosa (PMDB) abre nesta segunda-feira, a partir das 8hs, as conversas com os presidentes e lideranças dos 14 partidos que formam a base aliada do governo sobre as eleições municipais de 2012. O objetivo é tentar manter a aliança que o reelegeu ao governo do Estado, em 2010, na maioria dos municípios para tentar "barrar" o crescimento da oposição que tenta se reorganizar para a disputa do governo em 2014.
 
A missão de Barbosa é considerada 'espinhosa' por muitos aliados e há alguns que consideram essa possibilidade impossível de ser concretizada, como é o caso do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior, que foi prefeito de ALta Floresta por duas vezes, lembrando que as eleições municipais são totalmente diferentes da estadual porque os interesses regionalizados dos partidos estão em jogo e sempre falam mais alto na hora de se compor uma chapa para a disputa.
 
Além disso, segundo o próprio Ronoaldo, há também os interesses individuais das lideranças que estão no exercício do mandato e os das que pretendem voltar à vida pública seja por meio de uma vaga nas Câmaras Municipais, como vice-prefeitos ou prefeitos. O probhlema é ainda maior nas cidades de médio e grande porte, as que são consideradas pólos regionais, onde há uma convergência maior de recursos para investimentos e uma maior visibilidade política dos que ocupam cargos eletivos. Exemplos disso são: Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá, os três maiores colégios eleitorais de Mato Grosso e cidades importantes como Sinop, Alta Floresta, Sorriso, Colíder, Cáceres, Barra do Garças e Tangará da Serra, onde pratiocamente todos os partidos com representatividade no Estado querem lançar candidatos próprios a prefeito.
 
Em Rondonópolis, o PMDB tem um grave problema interno para resolver. As maiores lideranças do partido, comandada pelo 'cacique' Carlos Bezerra, deputado federal e o próprio governador Silval Barbosa não querem Zé Carlos do Pátio, candidato natural à reeleição, na disputa pelo fato de que, em 2010, Zé do Pátio simplesmente virou as costas para Silval Barbosa, preferindo apoiar a candidatura do tucano Wilson Santos, ex-prefeito de Cuiabá, a quem chamava abertamente em todas as solenidades oficiais em que Wilson e Silval estavam presentes, de "meu governador". Com a derrota do tucano, Pátio ficou isolado dentro do PMDB (e não poderia ser diferente) e passou também a enfrentar um grande desgaste político e administrativo difícil de ser revertido neste ano eleitoral. O PMDB criou um fórum de partidos aliados na cidade para a escolha de um outro nome com potencial suficiente para assumir a candidatura, ou, na pior das hipóteses, vir a apoiar um outro candidato da base aliada.
 
Na Cidade Industrial, principal reduto eleitoral do DEM, representado pela família Campos, mais especificamente os irmãos Jayme e Júlio Campos, senador e deputado federal respectivamente, o PMDB praticamente rejeitou o acordo proposto pelo PSD, comandado pelo deputado José Riva, para uma aliança em torno da reeleição do atual prefeito, Tião da Zaeli. Tanto, que, já surgiram quatro prováveis pré-candidatos: o atual secretário das Cidades, Nico Baracat, que o governador quer substituir no comando da pasta mesmo que não venha a ser candidato, o deputado estadual Wallace Guimarães, que teve seu desejo de disputar a prefeitura vetado três vezes pelo DEM (desde que era PFL) e agora se vê mais uma vez em risco, no PMDB, o empresário Alan Zanata e o ex-procurador-geral do Estado, João Virgílio.
 
Rompendo o pré-acordo em Várzea Grande, o PMDB dá o direito do PSD ficar livre em Cuiabá, onde já se dispunha a apoiar a candidatura a prefeito do candidato do PMDB, empresário João Dorileo Leal, do Grupo Gazeta de Comunicação, e também lançar candidato, ou, na pior das hipóteses, apoiar uma outra candidatura, o que certamente colocaria a possibilidade de uma vitória peemedebista em risco, vez que, com o peso político que possui hoje no Estado, o PSD pode se transformar no fiel da balança nos municípios onde não tiver candidatura própria. Caso decida lançar alguém apenas para atrapalhar a candidatura de Dorileo Leal, o PSD tem no ex-deputado e ex-diretor da extinta Agecopa, Carlos Brito, a pessoa certa. Brito, além de ser bom de palanque sabe atrair como poucos os holofotes da mídia e, com certeza, ajudaria a garantir o segundo turno das eleições na capital, que pode ter ainda como candidatos o ex-prefeito Roberto França, pelo DEM e o próprio Chico Galindo que, mesmo jurando de pés juntos que não quer disputar a reeleição, tem todos os predicados e 'bala na agulha' para disputar com qualquer um dos adversários até com certa vantagem, sem contar que ele terá o poder da máquina pública nas mãos, uma ferramenta que poucas vezes deixou de ajudar quem está no exercício do mandato.
 
Nos demais municípios citados, há o interesse velado de cada deputado estadual, federal ou senador. Nenhum dos que se consideram representantes políticos dessas cidades vai querer perder espaço político para outro 'colega' e aí, fica quase impóssível colocar todo mundo na mesma mesa para falar a mesma língua. Como se vê, o governador Silval Barbosa e seus negociadores políticos terão muito trabalho pela frente e a reunião desta segunda-feira é apenas um pequeno "aperitivo" do que realmente está por vir.
 

Líder Romoaldo quer tirar Malheiros da Cultura e excluir Emanuel da AL

Fonte: Blog do Romilson


Romoaldo tenta "puxar o tapete" de Emanuel, que pode ficar sem vaga na AL, com possível saída de Malheiros do governo Silval
     Romoaldo Júnior, vice-presidente da Mesa Diretora, começa a se articular com alguns parlamentares entre eles José Riva (PSD) e Sérgio Ricardo (PR), para convencer o governador Silval Barbosa (PMDB) a tirar os deputados dos postos de secretários e, assim, provocar o retorno deles à Assembleia. A maior discussão é em torno da situação de Emanuel Pinheiro, que substitui João Malheiros, secretário de Cultura. O problema é que o republicano passou a contrariar o grupo que tem interesse na eleição da Mesa Diretora, marcada para julho.
    O grupo quer excluí-lo das discussões. Eles entendem que, com a volta de Malheiros, as negociações ficam facilitadas. É por isso que na semana passada Romoaldo saiu em defesa da extinção das pastas de Cultura e Esporte, conduzidas por Malheiros e Antônio Azambuja (PP). Esse assunto deve ser discutido nesta terça (28), durante reunião dos parlamentares com Silval.
    Por enquanto, as articulações em torno do comando da Mesa Diretora favorecem Sérgio. Ele tem o apoio de 18 dos 24 deputados. Apesar disso, alguns parlamentares se articulam para formar frente de oposição. Entre eles estão Guilherme Maluf (PSDB), Luciane Bezerra (PSB), Zeca Viana (PDT) e Mauro Savi.
    O bloco se anima porque o próprio Riva, na presidência pela 5 ª vez, admite que não deve fazer parte da próxima Mesa Diretora no cargo de presidente ou 1º secretário. Eles são 2 dos cargos mais importantes. Cabe ao 1º secretário, enquanto ordenador de despesas, ajudar o presidente a administrar o orçamento mensal de R$ 20 milhões.
    O governo Silval mantém no 1º escalão 3 deputados estaduais, sendo eles Malheiros, Azambuja e Teté Bezerra, que comanda a pasta do Turismo. O PMDB fez essa composição justamente para contemplar os suplentes que, agora, estão em apuros com a possibilidade de perderem a cadeira.
 

Homem é encontrado morto em Várzea 

Grande

 
Um homem foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (27), com várias perfurações por arma de fogo, no bairro Colinas Verdejantes, em Várzea Grande. Segundo a Polícia, o homem tem entre 30 e 35 anos, mas não portava nenhuma documentação.
Populares acionaram a Polícia quando ouviram disparos por volta das 02:00 da madrugada. O homem foi encontrado atrás de um motel. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá investigar o crime, mas suspeita-se que a vítima tinha relações com o tráfico de drogas, já que 6 papelotes contendo basta-base de cocaína foram encontrados jogados próximo ao corpo.

Silval protela saída do PSD, mas não 

recusará entrega de cargos

 Fonte: Gazeta Digital
O governador Silval Barbosa (PMDB), terá alguns dias a mais de fôlego, já que hoje deverá ir à Brasília para diversas audiências e por onde permanecerá até na próxima quarta-feira (29), quando deverá estar de volta a Mato Grosso. Até na quinta-feira, 1º de março, data marcada para o PSD, por livre e espontânea vontade devolver os cargos, todos os esforços serão no sentido de convencer a sigla a permanecer como aliada do Governo do Estado, mas se houver insistência na devolução dos cargos, o governador vai aceitar e promover a troca dos titulares.
"Tudo está sendo feito para que o PSD permaneça por se entender a importância da sigla na sustentação política do Governo Silval Barbosa, mas se isto não for possível o governador tomará as medidas que julgar necessárias e promoverá as alterações que poderão ser muito mais profundas do que o próprio PSD imagina", disse uma alta fonte do Palácio Paiaguás, sinalizando que no final de semana o governador esteve reunido discutindo a questão e preparando para se necessário tomar as providências.
A decisão do PSD, considerada por muitos como impensada, já que em nenhum momento avaliou a posição do partido, que detém o cargo de vice-governador do Estado na pessoa de Chico Daltro, justamente o presidente do PSD Regional, poderá ter repercussões ainda maiores para a própria agremiação, já que os outros partidos aliados como o PR sinalizaram e reforçaram o apoio a administração estadual, mantendo assim a maioria dos votos dos 24 deputados estaduais.
O PSD detém hoje, além do presidente da Assembleia, José Riva, os votos dos deputados Walter Rabello que é independente e pode significar o fiel da balança, já que em alguns matéria ele vota com o governo e em outras contra; os deputados Airton Português; o suplente Luizinho Magalhães que pode perder a vaga para o titular, Antônio Azambuja, atual secretário de Esportes mas que permaneceu no PP e aliado do Governo do Estado. Já a vaga ocupada por Gilmar Fabris que era do DEM e migrou para o PSD, poderá ser ocupada novamente pelo titular, Zé Domingos Fraga, também Democrata que migrou para o partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Outro deputado é Baiano Filho que deixou o PMDB e foi para o PSD.
Sem suplentes, só titulares, o PSD detém cinco vagas e na melhor das hipóteses fica atrás do PR que hoje detém 7 deputados, mas 2 são suplentes, sendo que o titular de uma das vagas é do PR, João Malheiros, secretário de Cultura e outro é do PMDB, a secretária de Turismo, Teté Bezerra.
A contabilidade do governo do Estado é para saber qual o tamanho do problema que ele teria caso o PSD efetivamente passasse para a oposição, assumindo o papel de oposição, que por enquanto está restrito a críticas, sem ações imediatadas. 
O fato do partido só falar através do deputado José Riva, centra na figura do mesmo o descontentamento do partido com o governo do Estado, mas é frequente e recorrente a presença dos deputados do PSD no Palácio Paiaguás, como se não existisse problemas na relação política entre o partido e o governo. O próprio deputado federal, Eliene Lima, presidente do Diretório Municipal do PSD em Cuiabá sinalizou na semana passada ser contra a saída do partido do bloco de apoio ao governo. Este sentimento seria o mesmo de outros parlamentares que evitam se expor para não provocar mais confronto interno dentro da agremiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário