Contador de Acessos

contador de visitas para blogger

terça-feira, 26 de julho de 2011

Vereadores falam sobre a invasão da Câmara

A Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá concede entrevista coletiva, nesta terça-feira (26), a partir das 15 horas, no gabinete da Presidência do Palácio Paschoal Moreira Cabral, para falar sobre a invasaõ no dia 14 de julho, sofrida pelo Poder Legislativo da Capital,  por conta da criação da nova Agência Reguladora de Serviços Públicos de Água e Esgotamento Sanitário (Amaes), com base em parecer da Consultoria Jurídica da Casa.

Cultura se prepara para temporada de Rasqueado

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), ao lado da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), já começa a dar os primeiros passos a uma das maiores tradições culturais de Mato Grosso. Trata-se de mais uma Temporada de Rasqueado. A partir da próxima sexta (29), vários municípios do Estado vão poder entrar no ritmo e rasquear. Só no ano passado, mais de dez municípios contemplaram o evento e a intenção neste ano é que o Rasqueado atinja mais cidades.
A temporada de rasqueado no ano passado foi um projeto que se consagrou como um grande alento para a dança popular mato-grossense. A recepção foi unânime em todas as cidades, com participação da população que dançou, cantou com os músicos visitantes e locais juntos no mesmo palco com grande alegria.

Juiz anula sessão que aprovou privatização da Sanecap
Uma liminar concedida pelo juiz Cézar Francisco Bassan anulou a sessão da Câmara de Cuiabá que aprovou o projeto de lei que cria a Agência de Regulação de Serviço de Água e Esgoto e autoriza a concessão da Sanecap. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (25), após o vereador Lúdio Cabral (PT) ingressar com um mandado de segurança contra a aprovação do projeto junto ao Ministério Público.
O vereador disse que agora a luta continua contra a privatização da Sanecap. “Nesta quarta-feira (27), o Fórum de entidades que luta contra a concessão dos serviços da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), fará um ato público na praça Ipiranga, contra a privatização, nós vamos lutar até o fim” ressalta o vereador.

Maggi "abre mão" de indicar próximo diretor do Dnit

A dura linha adotada pela presidente Dilma Rousseff (PT) na condução dos escândalos que mancham a imagem do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), deixa um rastro de mágoa entre republicanos. Responsável pela indicação do diretor-geral do órgão, em 2007, o então governador de Mato Grosso e hoje senador da República, Blairo Maggi (PR), dono de estreito relacionamento com Dilma, abre mão de nova indicação. Mas assegura que "vai continuar lutando pelas ações direcionadas ao Estado".
Maggi não fará mais atuação direta sobre indicação de Mato Grosso para o Dnit, mas poderá reavaliar pedido a ser feito pela bancada federal, que busca apoio dele na nova investida para garantir espaço na autarquia. O bom relacionamento do senador com a presidente da República soa como fator positivo para ajudar o governo a validar nova estratégia. O governador Silval Barbosa (PMDB) tenta ampliar as oportunidades ao Estado por meio de interlocução junto a Executiva nacional do PMDB. Tem mantido conversações com líderes da legenda, como o vice-presidente Michel Temer e espera respaldo.
Silval teme atraso de obras com saída de Pagot
O governador Silval Barbosa (PMDB) admitiu que a saída do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, da direção geral do órgão, ocorrida nesta segunda (25), pode sim atrapalhar a execução de grandes obras viárias em andamento no Estado, e que, agora, Mato Grosso tem que lutar para não perder mais espaço ainda junto ao Governo Federal.  A informação foi dada durante lançamento do projeto Copa em Ação, ocorrido na manhã desta terça (26).
“Espero que isso não comprometa as obras que estão em andamento dentro do estado como a BR-158, BR-242, duplicação da rodovia que liga o Posto Gil à Rondonópolis. Temos compromisso de liberar os recursos da mobilidade urbana e um trato bem avançado da Ferrovia Centro Oeste. Espero que essas obras não venham a sofrer prejuízos”, disse Barbosa.

Polícia Civil prende e solta suspeito

Suspeito de ter matado a tiros o jornalista Audo Ida, 48 anos, foi detido pela Polícia Civil na noite de ontem (25).
O homem de 19 anos foi liberado após negar participação no crime e não ter sido reconhecido pela namorada da vítima e principal testemunha da morte, Bianca Nayara.
Entretanto, ele continua sendo suspeito e investigado, informou a polícia. Ele tem ano menos três passagens por posse de drogas e trabalha para traficantes, ainda de acordo com as informações da polícia.
Ida foi morto na noite de quinta-feira, em frente à casa da namorada, no Jardim Fortaleza. Segundo a investigação, o atirador se aproximou de bicicleta quando o casal parou o carro. O assassino teria pedido à moça que se afastasse, na sequência, deu cinco tiros à queima roupa no jornalista.

Everton Pop rebate críticas sobre AMAES
“Como a lei para a criação da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (AMAES), foi realizada na surdina, quando se tratou de uma sessão ordinária, filmada e documentada em ata”, questionou o vereador pelo Partido Progressista (PP) Everton Pop, ao abrir entrevista que concedeu ao programa Cidade Independente, da Rádio Cidade FM(94,3) nesta terça-feira (26).

Além de declarar que tudo se trata de mentiras, Pop completou dizendo que o terrorismo criado em volta da decisão de criação da AMAES é uma situação orquestrada por alguns grupos que se sentiram prejudicados financeiramente com a mudança. A exemplo de empreiteiros que faturavam com a prestação de Serviços à Sanecap.
 Presidente da AMM fala em crime político

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Sá (PR), acredita que o assassinato do prefeito de Novo Santo Antônio, Valdemir Antônio da Silva (PMDB), conhecido como “Quatro Olhos”, foi por motivação política.
O republicano pediu celeridade nas investigações em reunião ontem (25) com o secretário de Estado de Segurança Pública (SESP), Diógenes Curado e lembrou que o chefe do executivo municipal estava recebendo ameaças há algum tempo.

“O prefeito chegou a dizer que estava sofrendo ameaças, mas não tomou precauções em avisar a SESP”, revelou o republicano.

Apesar do próprio prefeito já ter revelado anteriormente que estava sendo ameaçado, ele não acreditava que estas poderiam ser concretizadas, segundo o comandante da AMM.

“Alguns querem chegar ao poder à qualquer preço e o prefeito já havia dito sobre as ameaças de adversários políticos. Porém não temos estas confirmações, mas a SESP prometeu esclarecer o caso nos próximos dias e prender os culpados”, argumentou Meraldo Sá.
O chefe do executivo de Novo Santo Antônio foi assassinado com dois tiros no peito no último sábado (23), dentro de sua casa. O presidente da AMM afirmou estar preocupado com as ameaças feitas aos prefeitos municipais, como já aconteceu com Maria Manea, prefeita de Lambari D´Oeste, no ano passado.


Governador garante ações no oeste mato-grossenseO deputado Airton Português esteve reunido com o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), na tarde desta quinta-feira (21). Na audiência, o principal assunto foi o início das obras de asfaltamento da MT-175, partindo de Araputanga até Reserva do Cabaçal.

Silval garantiu que os trabalhos desse trecho deverão ter início imediato. A pavimentação dos 42 km que ligam as duas cidades é uma reivindicação antiga, que teve a primeira indicação do deputado Airton Português há quatro anos, quando assumiu seu primeiro mandato no Legislativo Estadual, em 2007.

Na pauta da reunião também estavam outros assuntos de interesse da região Oeste e que são objeto de indicação do deputado Airton Português, como a criação do Curso de Medicina na Unemat, em Cáceres; a pavimentação da MT-247, de Jaurú a Pontes e Lacerda; a restauração da MT-175, no trecho entre o trevo do Cacho e Jaurú, e da MT-170, entre o distrito cacerense de Caramujo e Salto do Céu; ainda a conclusão do asfaltamento da MT-339, nos 9 km que faltam, entre Glória D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, e a construção do trevo da localidade de Sonho Azul.

Silval Barbosa se coloca como interlocutor dos produtores junto ao Governo Federal
O governador Silval Barbosa recebeu, nesta terça-feira (26.07), para uma extensa reunião, representantes dos produtores rurais. Durante o encontro foram debatidos temas como o endividamento do segmento e as ações no combate a incêndios. O governador se colocou, na questão da dívida rural, como interlocutor e agente político junto ao Governo Federal e já agendou uma reunião com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, disse que o governador Silval Barbosa está atento e solidário aos produtores nessa questão e, por isso, imediatamente, se colocou como porta-voz dos produtores junto ao Governo Federal. A questão do endividamento remonta ao Finame (financiamento do BNDES para aquisição de equipamentos) entre os anos de 2004 e 2007, e por conta da crise desse período os produtores não tiveram como honrar os compromissos junto ao banco, como lembra o deputado Neri Geller, que também participou da reunião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário