Contador de Acessos

contador de visitas para blogger

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Em lados opostos na Capital, PR e PSDB se unem contra Galindo

     Em lados opostos na pré-disputa pelo Palácio Alencastro, o PR e o PSDB já ensaiam uma união na Assembleia para patrolar o prefeito da Capital, Chico Galindo (PTB). Os dois partidos, representados pelos deputados Emanuel Pinheiro (PR) e Guilherme Maluf (PSDB), tentam convencer os vereadores a mudarem o posicionamento sobre a lei que autoriza a concessão da Sanecap. Também querem formar uma base de oposição à proposta do petebista.
     Enquanto Emanuel age diplomaticamente, tentando respeitar a opinião dos parlamentares, Maluf tenta impor sua vontade e é ignorado pelos vereadores, que sequer têm aparecido nas reuniões convocadas para debater o assunto. O tucano tem buscado desvencilhar sua imagem da criticada gestão Wilson Santos (PSDB), antecessor de Galindo, na tentativa de viabilizar sua candidatura em 2012. O problema é que os demais membros do partido, que ocupa boa parte das secretarias do Alencastro, não demonstram interesse em romper com o prefeito.
     Para Emanuel, a "missão" também não deve ser fácil. Apesar do PR não possuir cargos no staff, os vereadores Mizael Galvão e Chico 2000 votaram a favor da lei e não se mostraram arrependidos diante da mobilização dos servidores da Sanecap e de algumas entidades da sociedade organizada, que criticam a proposta.
     Antevendo as dificuldades, Emanuel já planeja uma ação no Legislativo estadual. A ideia é unir os parlamentares que representam a Baixada Cuiabana numa mobilização contra a concessão. Além dele e de Maluf, se uniriam ao movimento Sérgio Ricardo (PR), Walter Rabello (PP), Luiz Marinho (PTB) e Walace Guimarães (PMDB).


Galindo adia escolha de nome


     Apesar de ter prometido anunciar nesta segunda (15) quem seria o substituto do vereador Paulo Borges (PSDB) no comando da secretaria municipal de Infraestrutura (Seminfe), o prefeito Chico Galindo (PTB) resolveu protelar a escolha. “Estou muito preocupado com a questão da Sanecap e as obras da Copa agora”, explicou.
     No início de agosto, Borges deixou a pasta sob forte desgaste. Ele assumiu o comando da Seminfe em outubro do ano passado e já tinha planos de voltar ao Legislativo, mas a pressão dos vereadores, responsáveis por sua indicação, deixou o clima tenso. Por diversas vezes, desde o final de maio, eles se reuniram com Galindo para pedir seu afastamento.
     Agora, o prefeito pondera que a nomeação do novo secretário passará pelo crivo de seu secretariado. Ele desconversa, mas não nega os rumores de que o mais cotado para assumir a Seminfe seja seu secretário de Governo e braço direito, Lamartine Godoy.
    Juntamente com Borges, o vereador Edivá Alves (PSDB), também deixou o staff de Galindo para retornar à Câmara no início deste mês. Neste caso, o prefeito não fez mistério e no mesmo dia nomeou o adjunto do ex-secretário, Josemar Araújo Sobrinho (PSDB), para substituí-lo à frente da secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), mantendo a cota dos tucanos no Executivo.


Metropolitano continua fechado para Várzea Grande, reclama Saad


Hospital Metropolitano de Várzea Grande     O secretário de Saúde de Várzea Grande, Fábio Saad, criticou o acordo firmado entre o prefeito afastado, Murilo Domingos (PR), e o Governo do Estado para a administração do Hospital Metropolitano. "Houve um pecado, porque nós não temos um regulador local lá dentro", reclama. Segundo Saad, apesar da inauguração no início do mês, a unidade continua "de portas fechadas para a cidade".
     Saad afirma que já procurou o secretário estadual de Saúde Pedro Henry para debater o assunto, mas ainda não conseguiu agendar um encontro.
     O problema na relação do hospital com o município estaria no fato dele ter sido destinado a se tornar uma referência em traumatologia e tratamentos ortopédicos e não a atender a demanda local. "O Metropolitano atende todo o Estado e as pessoas daqui continuam indo para o Pronto-Socorro", conta Saad.
     A transferência da responsabilidade sobre a unidade para o Estado foi realizada logo que Henry assumiu o comando da pasta, no início deste ano. O acordo foi firmado porque o prédio estava concluído desde 2009, mas não era inaugurado devido à falta de recursos por parte da prefeitura para equipá-lo e mantê-lo em funcionamento. O Estado, por sua vez, sofria grande pressão por não conseguir absorver todos os pacientes que acabam superlotando o Pronto-Socorro de Cuiabá.

Governador Silval Barbosa apresenta nova tecnologia educacional do MT Preparatório


Governador Silval Barbosa apresenta nova tecnologia educacional para uso no curso MT Preparatório A nova tecnologia educacional para uso no curso MT Preparatório será apresentada hoje terça-feira (16.08), às 10h, pelo governador Silval Barbosa e o secretário Eliene Lima aos 141 municípios mato-grossenses. A apresentação será transmitida via satélite de um estúdio de TV montado na sede da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
A ferramenta, que promete ser um marco no sistema educacional à distância, representa um investimento de R$ 15 milhões e vai beneficiar mais de 100 mil alunos de todo o Estado, que irão se qualificar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibular e os mais diversos concursos públicos.
Prioridades do Governo de Mato Grosso, a qualificação profissional neste caso visa atender a demanda dos novos investimentos que o Estado vem recebendo nos últimos anos.
O evento será transmitido ao vivo para 184 escolas estaduais onde foram instalados os equipamentos (antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, microcomputador, webcam com microfone embutido e TV LCD 42 polegadas) capazes de receber as imagens geradas dentro do estúdio
Participam ainda da transmissão, a secretária de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário