O evento, que tem por objetivo avaliar os programas e diagnosticar os gargalos na execução da Política de Assistência Social no Estado, será realizado nesta sexta-feira (19.08), das 9h às 17h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a presença da primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa, gestores e técnicos da Pasta.
Agecopa participa da instalação da Câmara Transparência
A Agecopa participa nesta quinta-feira (18.08) da instalação da Câmara Temática de Transparência para a Copa do Mundo de 2014. O evento, organizado pelo Ministério do Esporte e Controladoria Geral da União (CGU), acontece no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O objetivo da Câmara é construir políticas públicas que possibilitem subsidiar as cidades-sede e entidades envolvidas na busca de soluções inteligentes para garantir a transparência e a publicidade das ações preparatórias para o Mundial, além de incrementar a interlocução com os principais atores da transparência nas cidades-sede.
A Agecopa será representada pelo diretor de Planejamento e Articulação Interinstitucional, Yênes Magalhães e pelo Assessor Especial da diretoria de Comunicação e Marketing, jornalista Eduardo Ricci. Yênes Magalhães destacou que a transparência é uma prática fundamental na administração publica e especialmente num evento da magnitude de uma Copa do Mundo. “A Câmara vai aperfeiçoar os mecanismos já existentes, permitindo que o cidadão acompanhe passo a passo todas as ações e preparativos para a Copa”.
A Agecopa, através de seu site oficial (www.cuiaba2014.mt.gov.br) já disponibiliza ao público as informações sobre licitações, contratos, orçamento e finanças, prestação de contas e todos os procedimentos realizados. Outra ferramenta permite ao cidadão acompanhar o andamento de todas as obras com informações e fotos atualizadas semanalmente.
Portal da Transparência O ministro do Esporte Orlando Silva fará a apresentação do modelo de governança da Copa e do sistema de monitoramento. A seguir, a Controladoria Geral da União fará sua exposição sobre o Portal da Transparência, que disponibiliza à população acesso a informações de receitas e despesas realizadas por todos os órgãos e instituições do Poder Executivo Federal, além de convênios firmados com entidades públicas e privadas.
Ao final do encontro, o Instituto Ethos, organização sem fins lucrativos que trabalha no sentido de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, apresentará o projeto “Jogos Limpos dentro e Fora dos Estádios”. Por meio de ações coletivas, monitoramento e controle social, almeja aumentar o nível de transparência e de controle social dos gastos públicos, bem como o nível de integridade nas relações entre os governos e o setor privado.
Propostas e soluções
As câmaras temáticas, criadas para discutir os temas de relevância para o mundial, são: Infraestrutura; Estádios; Segurança; Saúde; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento Turístico; Promoção Comercial e Tecnológica; Cultura, Educação e Ação Social e Transparência. Todas foram criadas para propor políticas públicas e soluções técnicas necessárias, eficientes e transparentes que garantam a formação de um legado alinhado aos interesses estratégicos do país a partir da realização do mundial.
“Entre todas as nove câmaras, a da transparência é estratégica, porque faz o acompanhamento e dá publicidade aos investimentos públicos. Assim a sociedade pode ir acompanhando”, explicou Joel Benin, assessor da Secretaria Especial de Futebol do Ministério do Esporte e coordenador-geral das câmaras temáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário