Contador de Acessos

contador de visitas para blogger

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Parlamentares pedem ação para aeroporto "precário" e mais verba da União para Copa 2014


Autoridades precisam agilizar urgentemente as obras do aeroporto internacional de Várzea Grande para ele não continuar “precário”. Por outro lado, o governo federal necessita ter compromisso com mais investimentos de verba para a Copa 2014 em Cuiabá.
As constatações foram feitas pelo vice-presidente da Comissão e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado federal e ex-jogador Romário Faria e pelo deputado federal Valtenir Pereira, ambos do PSB. Eles e o presidente da comissão, Jonas Donizette (PSB-SP) e o deputado Carlile Pedrosa (PSDB-MG) vieram a Cuiabá nesta segunda-feira para o Fórum Legislativo das Cidades Sedes.
“O aeroporto, nos primeiros 30 minutos que vi aqui, é precário. O aeroporto não tem condição de receber evento nenhum”, avisou Romário ao expor no fórum de debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “As obras que precisam ser feitas para a copa tem que ser para já”.
Simultaneamente à preocupação de Romário, Valtenir cobrou participação do governo federal em investimentos para obras da Copa 2014 em Cuiabá. “Vemos o esforço que tem feito o governo do Estado para contrair dívida para obras da copa”, chamou atenção em discurso. “Qual a responsabilidade do governo federal nas obras da copa? Temos que construir esforço e pactuar responsabilidade do governo federal com Mato Grosso”.
Para Valtenir, é preciso mudar a lógica de boa parte dos recursos do Fethab, fundo de habitação e transporte, serem “canalizados para a obra da copa”. “Temos visto a preocupação de prefeitos em ficarem sem recursos devido à concentração de verba para a copa, que é importante. Mas, não podemos endividar mais Mato Grosso”.

Baiano cobra comprometimento financeiro dos Governos e alerta para estrangulamento de ações



O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), membro da Comissão de Acompanhamento dos Trabalhos da Copa de 2014, cobrou durante o II Fórum Legislativo nas Cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, realizado na manha desta segunda-feira, 15.08, na Assembléia Legislativa, comprometimento na execução financeiro-orçamentária prevista para as obras da Copa de 2014, em Cuiabá.
 Segundo Baiano Filho, as responsabilidades assumidas pelos governos devem ser cumpridas seguindo a capacidade financeira já comprometida pelas partes, evitando a sobrecarga de apenas um dos entes, ou o estrangulamento de outras ações que deveriam ser promovidas pelo governo e que acabam sacrificadas.
 “Cobrei dos senadores presentes, da comissão e da agecopa para que tenhamos pulso firme na execução das obras dentro de Cuiabá, não podemos ver prejudicadas ações como a conclusão das BRs-364, 163 e 070; o governo do estado não pode assumir os investimentos federais e inviabilizar nossos municípios que já tiveram seus investimentos reduzidos, não podemos mais sacrificar nosso o interior”, defendeu Baiano Filho.
 O II Fórum Legislativo nas Cidades-sedes é uma iniciativa das Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, e de Turismo e Desporto da Câmara Federal. O objetivo do evento é provocar o debate sobre as responsabilidades assumidas para o sucesso da Copa de 2014, com foco sobre o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo no país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário